Contas feitas

José Ribeiro
José Ribeiro Editor chefe

José F. Gomes: parabéns

José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem, resolveu em apenas 6 jogos um problema que Vítor Pereira, seu antecessor, não conseguiu (ou não quis) ao longo de 102 jornadas: nomeou João Capela, árbitro internacional, para um jogo do Sporting, precisamente aquele que se joga hoje à noite em Alvalade, frente ao Estoril.

Este é um passo no sentido correto, na direção da normalidade, num futebol que teima em caminhar por vias anormais. Sim, há três anos e cinco meses João Capela teve decisões polémicas (um ou outro erro grosseiro, também) no decorrer de um Benfica-Sporting. Sim, Bruno de Carvalho e a sua ‘entourage’ fizeram de Capela um alvo a abater. E sim, Vítor Pereira teve ação conivente com essa vontade. Dispôs de 102 reuniões de nomeações para acabar com o ‘veto’ e em nenhuma optou por mostrar quem afinal fazia as regras do ‘jogo’. Há um tempo de ‘luto’ e um momento para seguir em frente. Fontelas Gomes está de parabéns por isso: decidiu que este era o momento de acabar com os ‘fantasmas’.

Claro que existem outros ‘fantasmas’, outras heranças com que lidar. O ‘eterno’ mal estar FC Porto-Bruno Paixão ou o recente problema do V. Guimarães com Carlos Xistra. Mas o afastamento de Capela dos jogos do Sporting era a maior de todas. Basta ver, por exemplo, que na época passada houve apenas dois internacionais que não foram nomeados para desafios das duas equipas que lutaram pelo título até ao fim: Capela no Sporting e Jorge Sousa (por lesão) no Benfica. João Pinheiro, por estar em ano de estreia, não fez jogos dos grandes.

Acabar com os ‘vetos’ foi uma decisão muito importante na normalização das coisas. Mas igualmente decisivo é não permitir que o mesmo volte a acontecer. E este ano já vimos como continua a existir vontade em afastar um ou outro árbitro dos jogos de uma ou outra equipa. Há hábitos que não se perdem com facilidade e será a partir dessa realidade que iremos perceber melhor, ao longo da temporada, se José Fontelas Gomes é mesmo imune a vozes exteriores ou se as deixa ‘entrar’ pela porta da sala onde se fazem as nomeações. Não sei porquê, mas acredito que as coisas estão realmente a mudar.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0