Futebol à portuguesa

José António Saraiva
José António Saraiva Diretor do Sol

Livro vermelho

Mao Tsé Tung deu este título a um livro com os seus pensamentos, na esperança de pôr os mil milhões de chineses a pensarem pela sua cabeça. 50 anos depois, um clube de futebol imita-o. A ‘cartilha’ benfiquista agora denunciada é gravíssima para o clube, para quem a faz e para quem a recebe.

É grave para o Benfica, porque evidentemente a apadrinha: Luís Filipe Vieira recebe-a regularmente e nunca a renegou. É grave para quem a faz, porque denuncia um sectarismo paranoico. E é grave para quem a recebe, porque parece aceitar hipotecar o pensamento.

É preciso dizer que esta ‘cartilha’ não se limita a fornecer elementos estatísticos ou outra informação para ajudar nas suas análises os comentadores afetos ao clube. Não: a cartilha pretende orientar as opiniões dos comentadores. Diz o que eles devem dizer (e até aquilo de que não devem falar). E fá-lo com imenso pormenor, em dezenas de páginas carregadas de ‘instruções’.

Ora, se já duvidoso que haja comentadores com algum protagonismo social (como André Ventura) que aceitem ser ‘orientados’, é inconcebível que jornalistas com carteira profissional (como João Gobern) se sujeitem a receber orientações. Podem jurar que, embora as recebam, não as seguem. Então, por que não disseram: ‘Não quero que me enviem cartilhas de pensamento, pois recuso-me a ser tratado como atrasado mental’? A suspeita, portanto, está lançada.

Uma última nota: o autor da ‘cartilha’ foi funcionário do Sporting e trabalha hoje para o Benfica. E o responsável pela comunicação do Benfica já trabalhou para o Sporting (e para José Sócrates). Tudo boa gente.

2
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0