Primeira barreira

Norberto Santos
Norberto Santos

Níveis de exigência

Por agora, ainda está tudo calmo. Faltam oito meses para o início dos Jogos no Rio de Janeiro e, como é habitual, fala-se muito timidamente da conquista de medalhas. Não há sondagens como existe na política quando há eleições. Fazem-se previsões com base em estudos de rankings, mas nem sempre se podem confiar nas previsões. Quem acompanha o desporto de alto rendimento sabe as regras de jogo: um simples pormenor pode mudar tudo. E em termos de Jogos Olímpicos para quem tem esperanças de chegar ao pódio, tudo tem de ser bem equacionado para nada falhar, seja nas eliminatórias ou na final. Aceito que os nossos responsáveis joguem à defesa para não criar muitas responsabilidades nos atletas e treinadores, mas essa cultura distante dos níveis de exigência não deve fazer escola na nossa sociedade.

Na viragem do século, o desporto virou negócio de milhões e é de bom tom financiar projetos que estão na moda em qualquer modalidade, mesmo que não haja os tais níveis de exigência. É um caminho que pode tornar-se muito perigoso se não se fizer uma profunda reflexão sobre aquilo que queremos. Mais desporto e menos resultados? É uma via que pode ganhar cada vez mais adeptos. Mas daqui a nove meses quando se fizer o balanço da presença portuguesa nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro haverá matéria suficiente para se escolher as tais linhas estratégicas para o desporto nacional.

Voltará a falar-se em Tóquio 2020 com a mesma certeza que se abordaram questões para o Rio, Londres ou Pequim. Mas com quantos atletas de topo?

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais