Entrada em campo

Nuno Farinha
Nuno Farinha Diretor adjunto

O Europeu é já a seguir

Portugal faz esta noite o último jogo de preparação antes de se conhecer a lista final de convocados para o Europeu de França – que Fernando Santos irá anunciar entre 16 e 20 de maio. Até que ponto esta partida com a Bélgica acabará por influenciar as escolhas finais do selecionador? Que dúvidas é que ainda podem existir na cabeça do técnico a menos de três meses do início do Euro? Quem é que, assim, pode ser submetido a exame?

É difícil acreditar que estes 90 minutos possam ‘decidir’ o que ainda está em aberto. O mais certo é Fernando Santos (como a maioria dos selecionadores) já ter praticamente tudo definido. A questão, daqui para a frente, passa apenas por saber se os escolhidos vão estar todos clinicamente aptos no momento da chamada. Porque relativamente a critérios de perfil e rendimento existirá, no máximo, uma decisão por tomar. Duas, no limite.

Este jogo será muito especial, sim, mas não para ajudar a que se faça luz sobre os nossos 23 eleitos. Os olhos do Mundo vão estar hoje postos em Leiria porque o Portugal-Bélgica é, antes de qualquer outra coisa, uma resposta aos líderes criminosos que semearam o terror em Bruxelas faz hoje precisamente uma semana. Se dúvidas existissem, a presença das mais altas figuras do Estado português serve para confirmar que o acontecimento é muito mais político do que desportivo. De desportivo, aliás, terá pouco.
Em novembro aconteceu o mesmo com o Inglaterra-França, disputado quatro dias depois dos atentados de Paris. Wembley lotado, um estádio emocionado a entoar ‘A Marselha’ e jogadores das duas seleções (rivais) envolvidos num longo abraço numa noite que serviu para demonstrar que às vezes é preciso avançar mesmo quando nos exigem que recuemos. Viva a Bélgica!

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.