Verde na bola

Daniel Oliveira
Daniel Oliveira Analista Político

O ocaso

Pinto da Costa recusou-se a preparar a sua própria sucessão. Quando alguém está 34 anos no poder é indispensável que o faça para que não deixe como legado o vazio. E, não tendo escolhido um sucessor, também foi matando qualquer alternativa nascida de um ato eleitoral. Pinto da Costa sabe que ninguém o vai enfrentar. Ele é uma figura mítica que merece a gratidão dos sócios. Qualquer solução na continuidade ou alternativa diferente dependia da sua saída do palco. "Havendo tanta gente disponível, competente, preparada e discordante com a forma como dirigimos o FC Porto, pensei que pudesse entrar mais do que uma candidatura." A frase de Pinto da Costa não é um lamento. É uma infantil fanfarronice. Sim, Pinto da Costa é invencível nas urnas. E quanto mais tempo o for mais difícil vai ser a vida do Porto. Porque tudo tem um tempo. O seu modelo está esgotado e, tirando olhar-se para o espelho, somar inimigos internos e adiar a descoberta de algumas verdades, Pinto da Costa não tem mais nada para fazer como presidente.

O ambiente da última Assembleia Geral do FC Porto deixa antever uma decadência trágica. Não é novidade. Os que se embebedam com o poder deitam sempre tudo a perder, como qualquer viciado que não sabe quando parar. Atacando qualquer portista que não lhe preste vassalagem, o homem que todos veneravam está cada vez mais sitiado. A culpa é apenas sua. Acreditou que ele era o Porto e o Porto era dele. Se tivesse sabido sair, teria a gratidão de todos os adeptos até ao último dos seus dias. Ninguém quereria saber dos seus pecados escondidos. Não sei se, com a teimosia, terá essa sorte. Mas bem vistas as coisas, tudo isto é o que Pinto da Costa sempre foi. Quando vencia, era sinal de tenacidade. Na derrota e na despedida, é confrangedor.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0