Verde na bola

Daniel Oliveira
Daniel Oliveira Analista Político

O povo é sereno

As fortes convicções de Jorge Jesus, que o protegem do ziguezague dos humores dos adeptos e da imprensa, podem por vezes ser prejudiciais para os jogadores, não os protegendo nos seus piores momentos. Insiste em alguns jogadores ‘ad nauseam’ e só depois deles estarem com a sua autoconfiança arrasada pela consciência dos seus falhanços e pela desaprovação dos adeptos é que lhes dá descanso. Por vezes tarde demais. Temo que Markovic e Elias venham a ser vítimas desse processo. Foram duas contratações duvidosas, mas, tendo sido feitas, devem ser rentabilizadas. Não tem de ser primeiro tudo, quando obviamente não está a resultar, e depois nada, quando os jogadores estão esgotados na sua resistência ao erro.

Um tal de Rui Barreiro, que foi presidente da Câmara de Santarém e secretário de Estado das Florestas, com um historial de conflito de interesses como inspetor do Ministério da Agricultura e de pagamentos indevidos como autarca, tem, como muitos políticos menores, o sonho de ser presidente de um grande clube. E por isso decidiu falar em nome dos sportinguistas, dizendo que eles não tolerarão estes resultados. Parece-me mais que há quem não tolere o anonimato e espere por cada derrota para se pôr em bicos de pé. Não se pede que o Sporting seja como o Porto, cujo treinador, depois de vencer o Arouca, parecia que tinha goleado o Barcelona e já se sentia um Mourinho, com direito a uma palestra teórica sobre filosofia futebolística avançada. Não se exige tão injustificada autoconfiança. Só é preciso não regressar a tradicional autoflagelação sportinguista, minando tudo por dentro e criando, ainda o campeonato vai no início, focos de instabilidade na equipa. Não o digo em nome dos adeptos. Ao contrário do tal Barreiro, não me julgo seu porta-voz. É mesmo em meu nome que apelo: organizem-se, que o povo é sereno.

2
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.