Entrada em campo

Nuno Farinha
Nuno Farinha Diretor adjunto

O recorde que falta a Rui Vitória

O treinador do Benfica transformou-se num colecionador de recordes de uma forma que poucos julgariam possível. A vitória em Kiev (com um onze onde estavam seis sub-23) foi a terceira conseguida fora de casa para a Champions em pouco mais de um ano na Luz e, parecendo pouco, não há nenhum técnico das águias que até hoje tenha feito melhor. Amanhã, no Restelo, Rui Vitória desafia outro registo histórico: um novo máximo de vitórias consecutivas fora de casa em jogos da Liga.

Para se entender a dimensão do que está em causa basta dizer que, em 2016, os encarnados venceram até à data todos (!) os jogos que disputaram como visitantes. E o recorde que pode estar a cair é o tal que pertence a Hagan (15 triunfos seguidos) e que já vem de 1972. Rui Vitória já tinha conseguido registos notáveis na época de estreia pelo Benfica: máximo de pontos na história do campeonato (88) e um número de golos (88) que as águias não alcançavam há quase três décadas. Parecendo quase impossível superar esses 88 pontos, fiquemo-nos com isto: na época anterior, com 7 jornadas disputadas, o Benfica tinha 12 pontos (16 golos marcados, 7 sofridos). Atualmente, com os mesmos 7 jogos, vai com 19 pontos (17 golos marcados, 4 sofridos).

O ano de Rui Vitória está a ser sublime. Não espanta por isso que o seu nome esteja na lista da FIFA para a votação dos melhores do Mundo. O treinador do Benfica venceu 34 dos 40 jogos que disputou em 2016: 85% de triunfos. Notável. Até dezembro, os encarnados podem ainda disputar um máximo de 15 desafios. Em 2009, Guardiola fez em Barcelona o que mais ninguém conseguiu: 6 títulos num ano civil. O famoso sextete. E Fê-lo de que forma? Com 44 vitórias em 64 jogos. Se ganhasse os 15 desafios que ainda tem até ao final do ano, o Benfica terminaria 2016 com absurdas 49 vitórias. Mesmo assim, "bastariam" 11 jogos ganhos – nos 15 que ainda pode disputar – para ultrapassar o registo de Guardiola. Os argumentos são os argumentos. Podemos sempre discuti-los. Os factos é que não.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais