Verde na bola

Daniel Oliveira
Daniel Oliveira Analista Político

Ontem, hoje e amanhã

O confronto entre o Sporting e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) sobre o número de títulos é das polémicas mais tontas a que já assisti. Começo pelo Sporting e por Bruno de Carvalho. Se o Sporting considera que o campeonato de Portugal é o antecessor da primeira liga – e confesso que não consigo perceber como alguém pode dizer o oposto –, não precisa de polémica alguma nem de qualquer autenticação da Federação. Assume que tem 22 títulos e deixa o debate para as picardias entre adeptos nos cafés, cervejarias e tascas do País. Não há precisão de mais uma guerra por causa deste assunto. O SCP não precisa de autorização de ninguém para dizer quantos campeonatos tem. Só que quando o presente não corre bem há alguma tendência para travar as guerras do passado. O número de títulos e Peyroteo parecem cumprir neste momento a função de manobra de diversão.

Quanto à FPF, é hoje evidente que em vez de cumprir o papel de mediadora, coordenadora e pacificadora, comporta-se como parte nos conflitos, agitando e até provocando. Especialmente com o Sporting, com quem mantem uma relação exclusivamente disciplinar. A forma como a FPF alimentou esta polémica, tentando acicatar os ânimos e humilhar a memória dos sportinguistas, é só mais um exemplo. Um dos maiores problemas do futebol nacional é a falta de profissionalismo dos seus dirigentes e a incapacidade de termos estruturas federativas que defendam a cooperação entre os clubes. Ainda estamos na pré-história do futebol profissional. Não posso dizer que as 300 guerras simultâneas de Bruno de Carvalho contribuam sempre para mudar isto. Mas parece-me evidente que num País onde nem sobre o número de campeonatos que cada clube conquistou parece haver consenso tudo estará ainda por fazer. Quando nem o passado está resolvido pouco se consegue fazer no presente e pouco se pode esperar do futuro.

5
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.