Primeira Barreira

Norberto Santos
Norberto Santos

Os avisos de Nelson Évora

"Estão a matar o atletismo". Esta frase foi proferida por Nelson Évora há um ano a propósito da organização dos Campeonatos de Portugal. Elevado número de concorrentes nalguns eventos levou a que o programa-horário se arrastasse bem para lá do que estava previsto.

Parece que o aviso do campeão olímpico do triplo-salto não foi levado muito a sério. No fim de semana em Pombal, o benfiquista estava zangado com a demora do seu concurso (durou 3 horas!) e as palavras de Nelson foram bem mais incisivas, admitindo não ir ao Mundial de pista coberta. "Se soubesse não tinha vindo. Parece que só os atletas têm interesse em estar nos Mundiais. Mais vale não competir em Portugal", comentou o atleta português mais mediático.

Depois de tantos recados é com alguma mágoa que se assiste a mais do mesmo nas organizações dos campeonatos, seja de pista coberta ou ao ar livre. O conceito e modelo estão verdadeiramente obsoletos, repetindo-se o mesmo quadro de há 30 ou 40 anos. Falta chama, animação e um respeito enorme por atletas e público. Uma das formas de avaliar o progresso de uma modalidade é observar a sua dinâmica competitiva – isto independentemente do nível dos resultados.

O atletismo precisa de captar patrocinadores, os clubes necessitam de trabalhar melhor para ter uma maior visibilidade (aceitar as regras do jogo é puro conformismo) e se a federação procura ter um clima de harmonia na Seleção isso também passa pela maneira como administra o que lhe compete: a organização dos seus campeonatos – ‘apenas’ os pontos altos da época.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.