Primeira barreira

Norberto Santos
Norberto Santos

Pichardo e algo mais

Um dos mais promissores saltadores mundiais, o cubano Pedro Pablo Pichardo, vai vestir a camisola do Benfica nos próximos anos e arrisca-se a bater o velho recorde mundial do triplo que pertence há 22 anos ao britânico Jonathan Edwards. O emblema da Luz nunca teve no atletismo um recordista mundial e nos dias de hoje o efeito mediático desse acontecimento teria uma repercussão que chegaria a todo o Mundo através das redes sociais, BTV e outras plataformas.

Daí esta conjugação de interesses. Naturalmente da parte do atleta, que afirmou nada mais querer com o seu país de origem. Uma prova de grande coragem para quem tem 23 anos e sabe que não é por ali que estará o seu futuro. Para o Benfica, esta é uma aposta muito séria e que tem um longo alcance no horizonte. Como se trata de um jovem promissor e de inegável talento, Pichardo representa o futuro. Mas mais que o projeto individual da contratação estarão os benefícios que o Benfica e o atletismo português poderão ter com a vinda de Jorge Pichardo, técnico e pai do triplo saltador cubano para a Luz.

Convém recuar no tempo para se avaliar o benefício da vinda para Portugal de Francis Obikwelu, que preferiu deixar o seu país de origem, a Nigéria, para fazer carreira no nosso país. Hoje, Portugal tem uma medalha de prata e um recorde da Europa numa final de 100 metros nos Jogos Olímpicos (2004, em Atenas) e medalhas de ouro em Europeus. O sector de velocidade em Portugal nunca mais foi o mesmo. E com Pedro Pablo Pichardo poderá acontecer o mesmo no triplo.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais