Caderno de apontamentos

Jorge Barbosa
Jorge Barbosa Editor chefe

Qual é o treinador, qual é...

Qual é o treinador, qual é, que anda sempre de nariz empinado, que tem a mania que tem o rei na barriga, que acha que o mundo gira à sua volta, e que muda de equipa como quem muda de camisa? Qual é o treinador, qual é, que faz dos outros parvos, que nunca dá a mão à palmatória, que é teimoso quanto baste, e que acha que nunca se engana e raramente tem dúvidas? Qual é o treinador, qual é, que tem uma vaga ideia de jogo, que faz da posse uma obsessão tonta que não leva a lado nenhum, e que ainda não percebeu que a sua forma de estar e sobretudo a sua forma de trabalhar não o conduzem a bom porto?

Qual é o treinador, qual é, que é emotivo e temperamental, por vezes em doses excessivas, com um comportamento sem norte na linha lateral, sempre efervescente e muitas das vezes próximo de um ataque de nervos? Qual é o treinador, qual é, que se irrita com frequência, também nas suas conferências de imprensa, e que revela uma terrível tendência para perder as estribeiras, manifestando essas suas atitudes com palavras azedas? Qual é o treinador, qual é, que recebeu da sua Administração um plantel fantástico, que, por sua vez, gastou o que tinha e o que não tinha para satisfazer os seus caprichos e com os resultados a tardarem a aparecer? Qual é o treinador, qual é, que só percebe o clube onde veio parar com palavras de circunstância – neste capítulo, por vezes, até exagera, dando a falsa ideia de que é um deles, mas não o é – e nunca com atitudes que se identificam com a cultura do clube?

Qual é o treinador, qual é, que não percebe que o clube onde está cresceu vertiginosamente porque foi sempre competente e fiel aos seus princípios, quer dizer, a uma cultura de vitória? Não basta apregoar aos quatro ventos, como o reconhece, que a equipa "não está assim tão mal", e de facto não está, mas o problema é que deveria estar muito melhor … Ainda irá a tempo de orientar as velas para não ser engolido pela tempestade? Só o tempo, grande conselheiro, o dirá. Os seus objetivos ainda estão ao alcance, restando saber se o próprio treinador ainda terá força para navegar contra a maré negativa que ele próprio criou, numa altura em que a massa adepta parece dar-lhe um derradeiro benefício da dúvida. Nunca por ele, mas sim pelo clube…

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais