Futebol à portuguesa

José António Saraiva
José António Saraiva Diretor do Sol

Renegar o passado

Pinto da Costa parece um daqueles pais que andam à procura da ‘menina’ e vão tendo filhos uns atrás dos outros. Nos últimos oito anos o FC Porto teve 8 treinadores (enquanto o Benfica teve 2). Isto é tanto mais insólito quanto é certo que o Porto era visto como um referencial de estabilidade. Treinador que fosse para lá tinha (quase) a certeza de cumprir o contrato. O presidente defendia-o contra tudo e contra todos. Agora é o contrário: Pinto da Costa despede os treinadores para se defender.

O Dragão transformou-se num animal mortífero para os técnicos. As chamas que deita pela boca queimam mesmo. Antes, até o porteiro se arriscava a ser campeão no Porto; hoje, o Porto é um crematório de treinadores. Assim, é preciso pensar duas vezes antes de aceitar ir para lá: a probabilidade de sair chamuscado é muito alta.

Ao despedir Nuno Espírito Santo, o velho presidente persistiu no erro. E mostrou que agora contrata treinadores à experiência, para ‘ver se pegam’. Ora assim não se vai a lado nenhum. Renegando a chave do seu próprio sucesso, Pinto da Costa enterra-se cada vez mais.

Hoje, a estabilidade mora na Luz. Luís Filipe Vieira começou por imitar o rival do Norte e acabou por ultrapassá-lo. Defendeu Jesus em momentos críticos, defendeu Rui Vitória há dois anos quando ele começou a perder jogos -- e está agora a colher os frutos. Amanhã o Benfica é o grande favorito da final do Jamor. A equipa vive um momento de estabilidade emocional que lhe dá uma confiança enorme em campo, e faz com que mesmo os jogadores medianos pareçam estrelas.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais