Entrada em campo

Nuno Farinha
Nuno Farinha Diretor adjunto

Rui Vitória deu a volta por cima

Os 45 golos que o Benfica marcou na 1.ª volta da Liga são um número assombroso, ao nível do que estão a fazer as melhores equipas europeias. Se fosse capaz de manter este ritmo, o campeão chegaria ao fim com 90 golos, o que ninguém alcançou em Portugal nos últimos 30 anos. O mínimo que este quadro revela é que, afinal, o plantel do Benfica tem um elevado potencial do ponto de vista ofensivo - que Rui Vitória está a conseguir explorar. Nenhuma equipa mal preparada, mal orientada e com más opções estratégicas consegue chegar a estes números. É impossível.

Aos poucos, o treinador vai conseguindo afastar os fantasmas que o apoquentavam e começa até a converter alguns céticos. O futebol dos encarnados não é de uma beleza arrebatadora, mas há um projeto 'na estrada' e com condições para crescer. Como estão a 'crescer', aliás, alguns jogadores que aparentemente já não tinham por onde evoluir. Jonas, por exemplo, está um espanto! Aos 31 anos, o brasileiro que o Valencia de Nuno Espírito Santo pôs um dia na lista de dispensas vive a melhor fase da carreira. A liderança na Bota de Ouro europeia, para além de revelar a altíssima qualidade individual de um jogador, é também a confirmação da tal equipa avassaladora. Rui Vitória tinha mesmo razão. Subestimar a capacidade deste Benfica é capaz de ser perigoso...

Há muito tempo que Lionel Messi deixou de precisar de votos para ser o melhor jogador do Mundo. Cristiano Ronaldo foi superior nos dois últimos anos e venceu com toda a justiça, mas a verdadeira discussão do argentino é com a história e com deuses como Pelé, Maradona e Di Stéfano. Aos 28 anos, levou ontem a 5.ª Bola de Ouro para casa. É obra. Que não esqueçamos, nem desvalorizemos, o registo de CR7: é o 2.º melhor do Mundo. Fantástico.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais