António Varela
António Varela Jornalista

Senhor Dr. Rogério Jóia

O presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), Senhor Dr. Rogério Jóia, faz dos dos direitos de resposta o seu passatempo favorito, já que na função para que foi nomeado as novidades são desconexas e impercetíveis . Não há notícia que seja publicada sobre a ADoP que não mereça a invocação do Direito de Resposta (sobre a ADoP... ou que contenha alguma menção ao Dr. Luís Horta, seu antecessor no cargo), sendo evidente o medo do Senhor Dr. Rogério Jóia em perder o cargo que desempenha em contraciclo com as políticas antidopagem emanadas pela World Anti-Doping Agency (WADA-AMA).

O Senhor Dr. Rogério Jóia acusa-me de publicar notícias falsas [ver pág. 36] pela segunda vez e de não o ter tentado ouvir, conforme mandam as normas éticas da minha profissão. Mas fá-lo ele próprio faltando à verdade. Foi-lhe pedida formalmente uma entrevista no dia 2 de maio de 2016 (guardo o ‘mail’ para fazer prova onde for necessário), mas o Senhor Dr. não se quis expor às perguntas, porque certamente vai preferindo mandar recados por canais ‘privilegiados’. É um direito que lhe assiste. Não pode é continuar a acusar infundada e despudoradamente.

Mais uma vez o Senhor Dr. Rogério Jóia, que se gaba de perceber "antes de acontecerem, factos que se irão passar", quis passar para a comunicação social o ridículo que foi a publicação de um comunicado no site da ADoP contra o IPDJ, por os responsáveis deste terem aconselhado aos candidatos a treinador a leitura de um manual escrito pelo Dr. Luís Horta. Desta vez não só não antecipou os factos, como falhou redondamente na sua interpretação – e não, aqui não havia que dar-lhe a palavra, porque ela esgotou-se no inenarrável comunicado do Senhor Dr. em si mesmo. Devia ter sido ouvida, isso sim, a outra parte: o IPDJ. Que, pelos vistos, tem um entendimento diferente do que é exercer cargos públicos.

Quanto a mistificações, vamos a uma: a ADoP informou no dia 5/5 terem sido feitos controlos antidopagem fora de competição no futebol , um por cada clube da 1.ª Liga, mas no Direito de Resposta de 30/5 afirmou o Senhor Dr. terem chegado a ser 4. Desmentiu-se a si próprio?

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.