Futebol à portuguesa

José António Saraiva
José António Saraiva Diretor do Sol

Tempo novo

À saída do Estádio do Dragão, na noite de sábado, os adeptos do Sporting deveriam experimentar sentimentos mistos: tristeza pela derrota, alegria pela exibição. Não é para todos o que o Sporting acabara de fazer: jogar no Porto como se estivesse a jogar em Tondela ou na Choupana, com 66% de posse de bola!

Mas há mais: o Sporting entrou num tempo novo, regressando à aposta forte na formação. Quando chegou a Alvalade, Jesus queria ser rapidamente campeão, e por isso pediu ao clube jogadores feitos. Entre a época passada e esta contratou Zeegelaar, Schelotto, Bryan e Alan Ruiz, Bruno César, Coates, André, Campbell, Castaignos, Petrovic, Bas Dost, Elias, Douglas, Paulista, sei lá! Ora esta estratégia revelou-se um enorme flop.

E agora, com tudo perdido, há que arrepiar caminho. Aproveitando a época falhada, Jesus pode dar "um passo atrás para dar dois à frente", ou seja, pode arriscar, fazer experiências, preparar com tempo um plantel para a próxima época com forte presença de jogadores da formação: William e Adrien (se ficarem), Ruben Semedo, Gelson, Palhinha, Matheus, Podence, Geraldes, Iuri Medeiros, Gauld…

Todos sabemos que só com a formação não se ganham títulos. Mas se Jesus tiver paciência, pode conseguir o impossível. Depois de ter voltado a fazer do Benfica uma equipa temível, o grande desafio de Jorge Jesus é ser campeão com um punhado de jovens formados no Sporting, secundados por meia dúzia de jogadores experientes. Se tiver sucesso, o fracasso deste ano terá valido a pena.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.