Futebol à portuguesa

José António Saraiva
José António Saraiva Diretor do Sol

Um fim inglório

Pinto da Costa iniciou há três anos uma fuga para a frente que não acabará bem. Em 2013 despediu Vítor Pereira, treinador bicampeão, para oferecer o lugar a um jovem promissor em quem apostava: Paulo Fonseca. Fez lembrar o despedimento de Toni do Benfica, depois de ser campeão. Mas Paulo Fonseca não foi feliz e Pinto da Costa deixou-o sair sem glória antes do fim da época.

Em 2014, Pinto da Costa foi buscar um basco inexperiente a nível de clubes mas no qual acreditava piamente e deu-lhe poderes para fazer uma revolução. O basco construiu uma torre para ver melhor os treinos e até mudou a estratégia do clube. O Porto tinha o princípio de ir buscar jogadores quase desconhecidos, valorizá-los e vendê-los caro: Jardel, Deco, Derlei, Lisandro López, Falcão, Jackson, etc. Ora, Lopetegui foi buscar jogadores caros a Espanha, sem hipóteses de valorização: Tello, Adrien López, Óliver Torres, Casemiro... Era o tudo ou nada para o Porto ser campeão. Mas não foi. O Benfica renovou o título e rompeu a hegemonia nortenha.

Este ano, o desespero instalou-se. Com o receio de ver o 3º campeonato seguido fugir-lhe, Pinto da Costa despediu Lopetegui a meio da época e contratou Peseiro. Tudo o que não faria nos seus tempos áureos. Mas está em risco de não ficar sequer em 2º.

Pinto da Costa merecia ter saído em ombros mas sairá cabisbaixo. Os sócios que o vão reeleger já nada esperam dele. Reelegem-no por gratidão. E porque nenhum concorrente se quer apresentar contra um homem que tanto deu ao clube. Um fim triste.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.