Entrada em campo

Nuno Farinha
Nuno Farinha Diretor adjunto

Um novo tempo no futebol português

A chegada do vídeo-árbitro (VAR) ao futebol português já em agosto será um momento histórico e a mudança transporta um sinal de esperança que, à partida, ninguém poderá rejeitar. As intenções são as melhores: um futebol mais justo, mais limpo e mais transparente. É esse o único espírito que deve acompanhar a introdução em força do VAR na nossa Liga, a segunda na Europa, depois da holandesa, a adotar o apoio tecnológico. O passo está dado e a decisão, tomada e assumida pela FPF, promete mesmo marcar uma nova era, que se concretiza após quase duas décadas de debate nos corredores da UEFA e da FIFA, de análises exaustivas e da intervenção dos maiores especialistas na matéria.

Há dúvidas quanto à eficácia do sistema? Claro que sim, mas a verdade é que tirar conclusões antes do tempo acaba sempre por ser um exercício de alto risco. Se servir para melhorar uma parte do problema talvez o investimento (600 mil euros/ano) já valha a pena. A arbitragem é hoje incomparavelmente melhor do que era há 20 anos, mas continua, ainda assim, a ser o alvo mais fácil e muitas vezes o bombo da festa. Qualquer ajuda é bem-vinda.

O que é preciso que todos tenhamos noção é que nenhum VAR irá eliminar os erros – graves ou menos graves. As más decisões serão reduzidas, mas em muitos casos a discussão não irá desaparecer. Tomemos como exemplo os dois dérbis desta temporada e imaginemos, por instantes, que o sistema já estava em vigor. O que teria acontecido no jogo da Luz relativamente às mãos na bola de Pizzi, primeiro, e de Nélson Semedo, depois? E no duelo de Alvalade? Que decisões teriam sido tomadas nas quedas de Grimaldo, Lindelöf e Rafa na área do Sporting? Pois… O processo, que já vai longo, não está concluído. Irá aperfeiçoar-se no tempo.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.