Verde na bola

Daniel Oliveira
Daniel Oliveira Analista Político

Vai piorar

Na entrevista que deu à Sporting TV, Jorge Jesus assumiu, de forma parcelar e pouco clara, mas para mim satisfatória, problemas nas contratações. As que se fizeram e as que ficaram por fazer. E assumiu que houve uma incapacidade de reagir ao começo dos maus resultados. Tendo indiretamente assumido as suas responsabilidades, também fez tudo para proteger Bruno de Carvalho do ataque de que está a ser alvo, afastando boatos sem qualquer sustentação. E reproduziu o sentimento da generalidade dos sportinguistas para explicar o lugar em que está no campeonato: "o motivo principal é a arbitragem". Não acho que seja o principal, mas foi determinante.

O estranho é que, estando o Sporting fora de todas as competições, as arbitragens o continuem a prejudicar, como se viu na Madeira. Não faz sentido desenvolver teorias da conspiração com um erro de cada árbitro. Mas quando o padrão é tão regular é impossível não tirar conclusões. E a minha conclusão é esta: os confrontos em que Bruno de Carvalho se envolveu tornaram-no ‘persona non grata’ entre a maioria dos árbitros e a estrutura dirigente do futebol nacional, que os avalia. E, na dúvida, a decisão é contra o Sporting. E isso irá agravar-se, no campo, nos bastidores e nos jornais, até março. É o preço que se paga por agitar as águas. Mas não se pode permitir que erros da arbitragem e manobras de agitação se transformem num bloqueio à mudança interna, numa forma do Sporting se desresponsabilizar pelos seus próprios erros. Continuar a denunciar os jogos viciados e combater o que está podre no futebol nunca pode impedir a equipa de se concentrar no jogo. E há o risco disto acontecer. E se assim for todas as guerras se perderão. Porque no meio das polémicas, os sportinguistas querem mesmo é ver bom futebol. Com vitórias, se possível.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.