Contas feitas

José Ribeiro
José Ribeiro Editor chefe

Vamos falar de arbitragem?

Nos poucos momentos em que o ruído desaparece é possível olhar para factos e ignorar argumentos. Esta semana está a ser calma em relação ao tema arbitragem/nomeações, razão pela qual puxo o tema para este espaço com o intuito de demonstrar uma evidência que parece difícil de ser reconhecida: Vítor Pereira está a fazer nomeações a ‘papel químico’ para Benfica e Sporting. Os clubes poderão sempre queixar-se do trabalho de determinado árbitro num determinado jogo. Mas é difícil colocar em causa as opções de Vítor Pereira, de tão idênticas que são.

Vamos a factos: Benfica e Sporting viram 16 diferentes árbitros saírem das 30 nomeações feitas até à data. Seis internacionais para o Benfica, seis internacionais para o Sporting. Dos 30 desafios disputados na Liga (contando já com a jornada que se inicia amanhã), os leões tiveram os internacionais em 13 jogos contra 12 do Benfica. A única diferença de tratamento: Jorge Sousa fez um jogo do Sporting e nenhum do Benfica (entretanto lesionou-se); João Capela fez um jogo do Benfica e nenhum do Sporting (é natural que seja escolhido para uma das partidas que ainda faltam aos leões).

Olhemos agora o cenário através dos jogos polémicos: a arbitragem mais contestada foi a de Carlos Xistra no V. Guimarães-Benfica. Foram evidentes uma série de decisões que favoreceram os encarnados. Mas o mesmo Carlos Xistra esteve em três encontros dos leões (Tondela-Sporting, Benfica-Sporting e Sporting-Rio Ave) e em nenhum foi alvo de contestação nem viu serem-lhe apontados erros decisivos. Mais: com a exceção do Sporting-Benfica (Artur Soares Dias, tido como o melhor árbitro da atualidade), não existe, até ao momento, uma situação em que o mesmo árbitro beneficie um candidato ao título e prejudique o outro. É isso que nos diz a Liga da Verdade/Record.

Por fim, vejamos o top dos árbitros escolhidos para os jogos dos rivais: Artur Soares Dias (4 SCP; 3 SLB), Carlos Xistra (3 SCP; 2 SLB), Rui Costa (3 SCP; 2 SLB), Nuno Almeida (2 SCP; 3 SLB) e Fábio Veríssimo (1 SCP; 3 SLB). No final, os números ficarão ainda mais próximos. O que dizer agora de Vítor Pereira?

4
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.