A Hora do Chá

Eládio Paramés
Eládio Paramés

A «Velha senhora» já vai em sete

A Juventus conquistou no domingo o seu sétimo título consecutivo, confirmando a supremacia que tem vindo a exercer no futebol italiano. É um feito surpreendente, até por se tratar de uma das principais ligas europeias, onde actuam gigantes como o Milan, a Roma, o Nápoles ou o Inter, o qual, registe-se, nunca mais ganhou nada após a saída de Mourinho, e Allegri, o seu técnico, está pois de parabéns.

E, é um feito surpreendente, porque, resultados deste tipo, apenas se têm verificado em ligas «menores», como a de Gibraltar (o Lincoln foi campeão umas 14 vezes seguidas), a da Letónia (o Skonto venceu 14 consecutivas), a da Noruega (Rosenborg, com 13) ou a da Bielorrúsia (Bate Borisov, com 11). Nas grandes ligas, apenas na Bundesliga pode acontecer algo semelhante …


Significa, portanto, que o futebol italiano, no seu todo, perdeu qualidade? Talvez não, mas quando vemos que, a um jogo do fim, a Juve está com mais 4 pontos que o Nápoles, segundo classificado, com mais 18 que a Roma (3º), mais 20 que a Lázio e mais 23 que o Inter, quinto na tabela, questionamo-nos sobre a real qualidade do cálcio e do seu campeonato. Terão os tais gigantes pés de barro? Aparentemente sim, mas o facto é que 4 deles entrarão directamente na Champions League, 2 irão a uma eliminatória preliminar desta competição e um, o sétimo classificado!!!, estará na Liga Europa. Ou seja, no futebol italiano entrarão muitos milhões de euros… Exige-se, portanto, que a competitividade interna tenha a devida correspondência na próxima temporada.

No sábado, no mítico Wembley, termina a época em Inglaterra, com a disputa da também mítica Taça da FA, entre o Chelsea e o Manchester United. Um jogo sempre aliciante e memorável, em especial para Rui Faria que se despede daquele que foi seu líder, amigo e companheiro de tantos jogos. Torço para que possam pela derradeira vez erguer juntos um troféu.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0