Hora do Chá

Eládio Paramés
Eládio Paramés

Carne para canhão a bem dos escudos nacionais

O belga Fellaini lesionou-se e pode parar algumas semanas – é notícia dos jornais. Notícia muito desagradável para o jogador, para o clube e, naturalmente, para o seu treinador. É um caso, mas infelizmente não é único e levanta muitas questões.

A primeira é por que razão os jogadores não têm problemas nos clubes e nas seleções se lesionam uns quantos? A segunda é saber por que – como neste caso – há selecionadores que, com as equipas qualificadas, não apostam nos menos utilizados nos clubes e insistem em ‘castigar’ os mais desgastados?

A razão principal para as lesões tem a ver com o treino. Nas seleções não são respeitados os devidos tempos de recuperação para que o jogador fique nas melhores condições. Ora, é impensável separar o processo de treino das seleções com o dos clubes. É impensável não se ter em consideração os tempos de paragem forçada, como com Fellaini, que por ter problemas físicos não jogou na Rússia para a Champions. Mas como voltou para a Premier… vá de atirá-lo lá para dentro num jogo a feijões.

Com a devida vénia às exceções – que as há! – a verdade é que várias seleções agem como se fossem ‘donas’ dos jogadores e desrespeitam os clubes, que é quem lhes paga. O pensamento é: se voltar ao clube lesionado, o problema não é meu. Importante é regressar depois bem.

Não é de admirar, por conseguinte, que cada vez mais haja jogadores ‘espertos’ – os que usam estratégias para não jogar – e haja menos ‘patriotas’ – os que continuam a ser carne para canhão. A bem dos escudos nacionais, pois claro!
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais