Eládio Paramés
Eládio Paramés

Como se faz um capocanonnieri

À hora a que escrevo não faço ideia de qual será o resultado do Chelsea-Manchester United de logo, mas, seja ele qual for, sei que Mourinho não pôde contar com o seu melhor marcador, Ibrahimovic. E é a propósito deste sueco e da sua relação com o português que conto uma história deliciosa que - felizmente! - pude seguir de perto.

31 de maio de 2009. San Siro. Última jornada do campeonato, com o Inter já campeão. O adversário era a Sampdoria, que tudo fez para estragar a festa aos interistas. A marcha do marcador foi assim: 1-0, 1-1, 2-1, 2-2, 2-3, 3-3 e acabaria 4-3 para os donos da casa. Mas a história começou antes.

Ibra estava empatado na lista dos melhores marcadores com Marco di Vaio, do Bologna, e Diego Milito, então no Génova. Torná-lo capocanonnieri era, portanto, objectivo da equipa. Mas Ibra não marcava e as notícias que chegavam dos outros campos não eram animadoras.

Em determinado momento, um jogador do Inter parte em contra-ataque, tem apenas um defesa e o guarda-redes pela frente, pode marcar mas... tem Ibra completamente isolado a seu lado. O sueco pede-lhe insistentemente a bola, precisava do golo, mas o companheiro só tem olhos na baliza e não lha dá.

Ibra fica irritadíssimo e reage pedindo para ser substituído. Olha para Mourinho e aponta para o joelho. Faz sinal para ser rendido. Mou, percebendo que a lesão era 'fantasma', faz-se desentendido, chega junto da linha lateral e pergunta-lhe: "Água, queres água?" O sueco insiste, apontando para o joelho; Mou volta a oferecer-lhe água, já com uma garrafa na mão. Ibra fica em campo, contrariado mas fica. E aos 81 minutos faz golo. O do triunfo da sua equipa e do seu próprio. Tinha marcado 25 golos, contra os 24 dos seus perseguidores. Era rei dos goleadores graças a um treinador que não descura o mínimo pormenor

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.