Hora do chá

Eládio Paramés
Eládio Paramés

O exemplo madridista

O tema é atual e seria bom que clubes e adeptos portugueses seguissem o exemplo: refiro-me à claque organizada Grada de Animación que, no Bernabéu ou fora dele, apoia a equipa do Real Madrid.

Tudo começou com um grupo de amigos que, antes ou depois dos jogos em casa, se encontrava para beber umas ‘cañas’ e comer qualquer coisa. Ivan, Cristian, Luis, Guille e don Manuel Matamoros deram então origem ao Comité New York Burger (local onde se encontravam), que se tornou uma referência entre os madridistas pela ação nas redes sociais, criticando a imprensa e apoiando a equipa e José Mourinho.

Nessa altura, o Bernabéu era um estádio gelado. Os jogadores eram mais depressa assobiados que aplaudidos e apenas os ‘ultras’ se faziam ouvir. Mourinho bem se queixava dessa frieza e apelava ao apoio à equipa, mas com pouco efeito sobre o ‘señorio’ madridista, e os ‘ultras’ eram uma claque muito pouco querida, em virtude do seu comportamento violento.

O movimento desencadeado pelo Comité NYB cresceu e acabaria por dar origem a uma associação, a Primavera Blanca, que agrupa sócios de todos os quadrantes e de várias tendências. O clube depressa percebeu a importância desse movimento e acabar com a zona ‘ultra’ e criar a Grada de Animación foi um processo relativamente rápido. Atualmente, é possível ver no Bernabéu uma zona toda branca, faixas de apoio e um grupo de alguns milhares a ‘puxarem’ pela sua equipa. Sem distúrbios, sem violência, sem ofensas a adversários e árbitros. Hoje, o Bernabéu é um estádio escaldante! E por cá?

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais