Área técnica

Helena Pires
Helena Pires

Diplomacia antiviolência

Já em modo de preparação da próxima época, a Liga tem-se envolvido num processo de intensas diligências junto das entidades para prevenir e combater a violência no futebol. Em dois momentos, o presidente da Liga, Pedro Proença, e eu própria, reunimos com membros da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, onde expusemos os planos da Liga e das SAD quanto a medidas de prevenção, estruturais e punitivas, de articulação com as forças de segurança, para travar a agressividade e a violência que pretendemos afastadas dos recintos desportivos e suas cercanias.

A Liga e seis diretores de segurança - FC Porto, Benfica, Sporting, Sp. Braga, V. Guimarães e Estoril - participaram numa reunião técnica na Secretaria de Estado para analisar e debater a possibilidade de implementação prática das propostas que o Governo está a estudar para melhorar as condições de acesso e proteção nos estádios e seus perímetros de segurança.

A nossa experiência no terreno permite-nos transmitir uma visão da realidade e da operação fundamental neste combate que é de todos. Quando se trata da segurança dos verdadeiros adeptos, aqueles que sabem que as rivalidades fazem parte do jogo, ao contrário das ações violentas, da agressividade das palavras e da inflamação dos discursos, que mais não servem que o acicatar de ódios.

Seguiremos o nosso processo diplomático construtivo junto dos grupos parlamentares sem nunca perdermos o rumo da inegável capacidade de autorregulação das SAD.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais