Desalinhado

Joaquim Evangelista
Joaquim Evangelista Presidente da direção do SJPF

A (má) gestão desportiva

Neste espaço de opinião procuro valorizar os exemplos de boa gestão desportiva, não só ao nível financeiro mas, sobretudo, pela valorização dos jogadores. A pré-época é, contudo, um período de atropelos a direitos laborais que comprometem os elogios a qualquer gestão e sobre os quais não posso ficar indiferente.

O contexto é quase sempre o mesmo. Nuns casos, o clube tem um jogador que considera excedentário, que não conta para a equipa técnica, que pretende transferir ou, não sendo possível, convencer a cessar por acordo o vínculo laboral. Até que obtenha uma solução ou vença o jogador pelo cansaço, coloca-o a treinar à parte, priva-o, nalguns casos, do pagamento atempado do salário, ameaça despromovê-lo à equipa B ou, hoje em dia, até à equipa de sub-23.

Noutros casos, são os próprios atletas que manifestam a intenção de se transferir para outro clube, ou simplesmente equacionam um novo projeto profissional. Assim, reina a dicotomia "se te quero mandar embora tu terás de ir, se te queres ir embora só vais se eu quiser". A solução não passa por dialogar mas antes por segregar, sancionar sem oportunidade de defesa, pressionar o jogador sem atender a qualquer direito que a sua condição de trabalhador lhe confira.

Transversalmente, há uma tendência para desvalorizar o cumprimento contratual, do lado dos clubes e exacerbar a obrigatoriedade dos praticantes em cumprir o vínculo. É precisamente este desequilíbrio que precariza, cada vez mais, um setor em que parece valer tudo. Enquanto presidente do Sindicato quero deixar uma mensagem clara aos jogadores: denunciem estes casos e procurem apoio. Felizmente existem mecanismos legais para combater práticas de assédio e abusos do poder de direção conferido ao empregador.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.