Desalinhado

Joaquim Evangelista
Joaquim Evangelista Presidente da direção do SJPF

Focados no praticante

O Sindicato concretizou o objetivo de criar um Fundo de Pensões para os jogadores. Há muito que procurávamos o apoio para este projeto, como resposta para minimizar os problemas relacionados com o abandono prematuro da carreira desportiva, por lesão, doença ou desemprego, e a transição para outra atividade, que constituiu um período de instabilidade financeira para a esmagadora maioria dos jogadores. O apoio e envolvimento da Federação Portuguesa de Futebol para a constituição do Fundo de Pensões é um dos exemplos da política desportiva focada nas necessidades do praticante, pela qual nos batemos.

O Fundo será um instrumento complementar que visa a poupança e será colocado à disposição dos jogadores de futebol, e dos praticantes desportivos em geral, sem afetar o regime contributivo já instituído. Iniciamos agora uma fase de diálogo com o poder político, com o objetivo de alcançar a previsão legislativa necessária para garantir dois objetivos fundamentais: a possibilidade de resgate deste Fundo no final da carreira desportiva, fixada em média nos 35 anos, e um benefício fiscal que incentive o esforço financeiro que é proposto, especialmente aos atletas que auferem rendimentos mais baixos. Queremos que jogador acautele, desde cedo, a fase de transição.

A pensar noutro problema "silencioso" da profissão, as perturbações psicológicas que os jogadores enfrentam em diferentes momentos da sua carreira e após o término, o Sindicato lançará no próximo dia 19 de Outubro, no Museu Nacional do Desporto, o Projeto de Saúde Mental. Diagnosticar, atuar preventivamente e garantir respostas adequadas para os problemas do foro psicológicos, são os grandes objetivos a atingir. Contamos com o apoio da comunidade desportiva!

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.