Desalinhado

Joaquim Evangelista
Joaquim Evangelista Presidente da direção do SJPF

Pelo bem do futebol

Com a visita ao Santa Clara o projeto de combate à manipulação de resultados, ‘Deixa-te de Joguinhos’, que uniu Sindicato, Federação Portuguesa de Futebol e Liga Portugal, cumpriu o objetivo de visitar todos os plantéis das competições profissionais, sensibilizando os jogadores, em especial, para esta realidade dramática no desporto a nível global.

As ações de sensibilização incidiram sobre o modus operandi das organizações criminosas que utilizam o futebol para lucrar indevidamente no mercado das apostas, os fatores de risco, as consequências disciplinares e criminais para os agentes envolvidos e os instrumentos para denunciar às autoridades competentes a ocorrência de abordagens. Estamos perante um bom exemplo de cooperação institucional na defesa da modalidade.

Contudo, o Sindicato não esquece o trabalho e o investimento que deve ser feito a montante, continuando a desafiar as instituições que tutelam o futebol português para atuar sobre as situações de fragilidade económica dos jogadores, por incumprimento contratual dos clubes, e sobre um sistema de licenciamento e controlo financeiro eficaz, a fim de diminuir as fragilidades exploradas pelos ‘match-fixers’.

A nível europeu, decorreu na passada sexta-feira mais uma reunião do diálogo social europeu para o setor futebol profissional. O Sindicato integrou a delegação da FIFPro que debateu com representantes de clubes, ECA, EPFL e UEFA, medidas para salvaguardar os direitos laborais dos jogadores, seriamente afetados, em particular na europa de leste, e os problemas da atual regulamentação de transferências e intermediários. A discussão prossegue, pelo bem do futebol.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade