Desalinhado

Joaquim Evangelista
Joaquim Evangelista Presidente da direção do SJPF

Reforma e confiança

A FIFPro e a FIFA alcançaram um acordo histórico para a reforma do atual sistema de transferências. Não posso deixar de manifestar a minha satisfação por este entendimento, enquanto Presidente do Sindicato dos Jogadores e membro da Divisão Europa da FIFPro, que desempenhou um papel fundamental ao longo da negociação.

Destaco, em particular, num contexto de reformas que a FIFA e a UEFA iniciaram, o clima de diálogo e confiança. Sobre o conteúdo deste acordo, que será implementado em diferentes fases, destaco o reforço das garantias laborais do jogador nas situações de incumprimento salarial ou privação das condições de trabalho em igualdade com os restantes colegas de equipa. A redução do "enclausuramento" contratual em situações deste tipo reequilibra forças entre jogadores e clubes e agiliza a resolução de disputas, contribuindo para um futebol mais justo. Caminhamos, para uma afirmação do jogador de futebol enquanto trabalhador, que não pode ser abalada nem pelas especificidades do desporto, nem pelas exigências da competição.

O diálogo social continuará a ser efetivado em torno de questões laborais, de justiça social e direitos humanos, para a fixação de um standard mínimo de proteção suscetível de aplicação a nível global.

Quero, ainda, retirar ilações do acordo para a realidade portuguesa. Este foi o acordo que, enquanto representantes dos jogadores, pretendíamos?

Certamente que não. Mas um acordo é isto, um conjunto de cedências de todas as partes para um bem maior. Neste caso o futebol.

Talvez em Portugal possamos aprender que até os interesses mais antagónicos podem encontrar pontos de conversão, em benefício do objetivo comum que é o desenvolvimento do futebol e a confiança por parte de todos no sistema desportivo.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais