Clube dos pensadores

André Silva

André Miguel Valente Siva, mais conhecido, por André Silva é um jogador do FC Porto que tem dado nas vistas nos últimos tempos.

Ainda é um menino com 20 anos, em novembro faz 21 anos, mas no futebol já parece um jogador maduro, com muita personalidade, auto-confiança e postura. Nasceu perto da cidade do Porto, em Baguim do Monte, Gondomar.

Antes de se tornar profissional, André Silva jogou no Salgueiros, tendo passado também pelo Boavista e pelo Padroense, antes de rumar às camadas jovens do FC Porto, em 2011. André Silva começou como defesa central, mas um dia foi colocado a ponta-de-lança num jogo-treino, fez 4 golos e passou para avançado. Em boa hora isso aconteceu.

Tem uma compleição física assinalável, mede 1,85m, é destro, mas também sabe fazer coisas com o pé esquerdo. Tem um jogo de cabeça muito bom. Por outro lado, é um lutador, às vezes parece um defesa na linha avançada, a procurar recuperar a bola e não deixar progredir os defesas. Muito forte no um contra um.

É um jogador que tinha dado nas vistas, no final de época. Na final da Taça de Portugal contra o Sp. Braga fez um grande jogo, marcando dois golos forçando o prolongamento. O segundo golo foi memorável, em tempo de descontos, com um magnífico pontapé de bicicleta.

André Silva esta época, nos três primeiros jogos do Porto marcou sempre. Ficou em branco no último jogo contra o Sporting.

O FC Porto apercebeu-se do interesse de vários clubes, desde alemães a ingleses, que estavam dispostos a pagar 25 milhões de euros para o contratar - o valor da cláusula de rescisão. Deste modo, foi acelerado o seu processo de renovação. André Silva renovou por mais dois anos, até 2021, e a cláusula de rescisão subiu para os 60 milhões de euros, a segunda mais alta da história do FC Porto, só ultrapassada pelos 100 milhões de euros de Hulk.

O excelente início de temporada de André Silva, que já era internacional sub-21, valeu-lhe a chamada à selecção nacional. André Silva estreou-se nos convocados por Fernando Santos. É o corolário de boas exibições e demonstração do seu valor.

Está num grande clube, que é o FC Porto, com visibilidade na Liga dos Campeões e tem um excelente empresário - Jorge Mendes. O ambiente no Porto é-lhe favorável, é produto da casa.

André Silva tem todas as condições para ir longe, assim tenha juízo e não se deslumbre.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.