Clube dos pensadores

Joaquim Jorge
Joaquim Jorge Fundador do Clube dos Pensadores

Desporto português, em grande

Portugal foi campeão europeu de futebol. Falou-se muito deste feito, com as televisões e os jornais, a não falarem de outra coisa, antes e depois. Foi bom, mas já passou. Agora temos que assestar baterias com o fito de fazer um bom Mundial em 2018. Em Maio deste ano, Portugal sagrou-se campeão europeu de sub-17, passados 13 anos, e falou-se muito pouco, comparado com os seniores. A Seleção portuguesa de sub-19 assegurou a presença nas meias-finais do Europeu e qualificou automaticamente a equipa de sub-20 para o Mundial. Esta quinta-feira, Portugal joga com a França pelas 16:00, o acesso à final.

Todavia, o desporto em Portugal não é só futebol, há outras modalidades a ter em conta. Parece que, ultimamente, Portugal ganhou o gosto em vencer.

Portugal é o novo campeão europeu de hóquei em patins. Um título que lhe escapava há 18 anos, desde 1998.

No atletismo, em que temos um passado brilhante, Sara Moreira foi medalha de ouro na meia-maratona, Patrícia Mamona conseguiu a medalha de ouro no triplo salto e Dulce Félix conseguiu prata nos 10.000 metros. Jéssica Augusto e Tsanko Arnaudov conseguiram a medalha de bronze na meia-maratona e no lançamento do peso, respectivamente.

A equipa feminina, na meia-maratona, saiu de Amesterdão em primeiro lugar, capitalizando os resultados individuais das atletas – Sara Moreira, Jéssica Augusto, Dulce Félix, Marisa Barros e Vanessa Fernandes.

Na canoagem temos brilhado. José Ramalho é tricampeão europeu de maratona ao vencer a prova de K1 nos campeonatos que decorrerem em Pontevedra.

Na Taça do Mundo em Duisburgo, Beatriz Gomes e Helena Rodrigues venceram, a prova de K2 200 metros, enquanto Emanuel Silva e João Ribeiro conquistaram a medalha de bronze em K2 1.000 metros. Outros atletas conseguiram bons resultados. No Mundial Universitário de Canoagem: duas medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze. A primeira vez de Portugal num Campeonato do Mundo Universitário de Canoagem foi auspiciosa.

No Judo, no European Judo Open Madrid 2016, Anri Egutidze alcançou a Medalha de Ouro. Outros atletas tiveram classificações honrosas. Portugal terminou esta prova no top 10 (quinto lugar) do ranking das 26 nações presentes.

No ciclismo, Nélson Oliveira ficou em terceiro lugar no primeiro contrarrelógio do Tour. Rui Costa foi segundo na 9.ª etapa da Volta à França. Em BTT, Tiago Ferreira sagrou-se campeão do Mundo de Maratonas BTT (XCM). É a segunda vez que um ciclista português ganha um mundial de elite. A outra medalha de ouro pertence a Rui Costa e foi conquistada na estrada, em 2013.

Ivo Oliveira sagrou-se vice-campeão europeu de perseguição individual na categoria de sub-23, na final da prova dos Europeus de pista, que decorrem no velódromo de Montichiari, na Itália. Um resultado igualado por Maria Martins, mas na corrida júnior de scratch.

Em natação, a portuguesa Tamila Holub sagrou-se campeã europeia júnior na prova dos 1.500 metros livres, nos campeonatos da Europa que decorreram na Hungria.

Em Surf, Teresa Bonvalot é campeã europeia de juniores.

Portugal venceu o Campeonato Internacional de Columbofilia, que decorreu em Mira.

Comecei com futebol, termino com futebol, mas de praia. Portugal sagrou-se campeão da Taça Europeia de Futebol de Praia pela sétima vez depois de bater a Itália por 6-3.

O Presidente da República vai ter que condecorar muitos atletas medalhados. Teve que o fazer no futebol, depois no atletismo e agora no hóquei em patins.

Por este andar Marcelo Rebelo de Sousa não terá mãos a medir para medalhar atletas portugueses pelos seus feitos. O desporto português está em grande e não é só futebol.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.