Clube dos pensadores

Joaquim Jorge
Joaquim Jorge Fundador do Clube dos Pensadores

Futuro de Mourinho

Tudo leva a crer que José Mourinho irá na próxima época para o Manchester United. Quem diria há alguns anos! Mourinho a substituir Louis Van Gaal, o omnipresente e distante treinador holandês que teve na sua equipa técnica em Barcelona José Mourinho.

José Mourinho é uma case-study. Cada vez está mais alto, mesmo quando parece que vai cair. A sua saída do Chelsea, poderia tê-lo prejudicado na sua imagem e capacidade de liderança. Mas ao ver-se o Chelsea jogar depois da era Mourinho e tudo que se passa com os jogadores, a começar com Diego Costa percebe-se as dificuldades de controlar um balneário atípico depois de ser campeão inglês.

Mourinho, a cada dia que passa, a possibilidade de ser treinador do Manchester United é maior. É importante que o Manchester fique bem classificado na Premier League, de forma a ter acesso, para a próxima época à Liga dos Campeões. Essa foi uma das razões de se acabar com a especulação da saída prematura de Louis Van Gaal.

Mourinho já assinou um pré-contrato com o Manchester United. O Manchester utilizou este instrumento jurídico, em que é garantido o direito dos serviços de José Mourinho nos próximos anos. Todavia, José Mourinho tem o direito de cobrar uma indemnização em caso de desistência do Manchester United. Este pré-acordo tem algumas nuances que tem o dedo de Jorge Mendes, se o Manchester United não passar à contratação definitiva a 1 de Maio tem que pagar a Mourinho 6,5 milhões de euros, por outro lado, se até 1 de Junho não o fizer terá que pagar a Mourinho 13 milhões de euros.

Algo inovador mas importante, pois teremos o campeonato da Europa e Mourinho quer ter o seu futuro definido. O Manchester United quere-o mas pode mudar de ideias. Assim, Mourinho além de ficar com os bolsos cheios, mantém-se livre para seguir a sua vida.

Há pessoas no Manchester United que não estão tão seguras da sua contratação e que seja o treinador ideal. Ao contrário do vice-presidente Ed Woodward que aposta nas suas potencialidades. Bobby Charlton e Alex Ferguson mostram reticências e preferem Ryan Giggs, lendário jogador do Manchester ou Mauricio Pochettino do Tottenham ou Thomas Tuchel do Dortmund.

Para Já, Mourinho está comprometido com o Manchester, mas tudo pode mudar num ápice. Pelo que conheço de Mourinho se não houver um apoio inequívoco à sua contratação pelo Manchester United, é menino para seguir outro caminho, pois não lhe faltam ofertas. A mais sonante é do Real Madrid, há uma boa relação de Jorge Mendes com Florentino Pérez que gostaria de o ter de volta. Isso depende da campanha na Liga dos Campeões do Real Madrid. Se o Real Madrid for eliminado prematuramente, o adeus de Zidane seria uma realidade. Ao calhar o Wolfsburgo ao Real Madrid aumenta as suas possibilidades de chegar às meias-finais.

Para já está tudo em suspenso. Mourinho gere o seu futuro, com pinças, mas é fenomenal a procura que tem no mercado. Mourinho já esteve colocado nos quatro cantos do mundo, até para consultor da liga chinesa em que seria pago a peso de ouro. A todas as ofertas disse que não, devido ao acordo que tem com o Manchester. Mas atenção, a sua próxima paragem será insuportável se fracassar outra vez. A sua reputação sairá beliscada. Se voltar à Premier League e falhar será ainda pior.

Gostava de ver Mourinho no Manchester United e que levasse consigo Zlatan Ibrahimovic. Um jogador com uma personalidade difícil mas pelo que joga merecia vencer algo com Mourinho tendo em conta a empatia mútua. Quando Mourinho foi para o Inter de Milão tomou a decisão errada de sair antes dessa época de ouro em que ganhou tudo: campeonato, Taça e Liga dos Campeões.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0