Clube dos pensadores

Joaquim Jorge
Joaquim Jorge Fundador do Clube dos Pensadores

Grande Ronaldo

Não deu hipóteses em mais uma final. Apareceu e marcou quando era preciso. Não toca tanto na bola, nem constrói tantas jogadas, como antigamente mas é um finalizador nato: dos melhores de sempre na história do futebol.

Zidane diz que não há palavras para o seu desempenho, mas esta época só na parte final atingiu níveis fabulosos.

A sua carreira é maravilhosa batendo todos os recordes possíveis e imaginários mas também tem uma grande equipa consigo.

Buffon merecia outro tipo de jogo e não ser batido por desvios de bola dos seus companheiros, todavia os títulos ganham-se e não se merecem. A Juventus fez uma grande primeira parte, mas para vencer, faz falta ser mais forte perante a adversidade e controlo da ansiedade.

O futebol reconhecerá, a seu tempo, o grande guarda-redes que é Buffon, contudo a Liga dos Campeões não se compadece com homenagens mas sim com vitórias.

Ronaldo, com o seu "instint killer", vai a caminho de mais uma Bola de Ouro. Com este estado anímico vai contagiar a selecção portuguesa na Taça das Confederações.

Ronaldo este ano com o doseamento do seu esforço deve muito à planificação e percepção de Zidane que decidiu, e bem, o que seria melhor para Ronaldo.

Para já ganhou a LaLiga, a Liga dos Campeões, o melhor marcador da Liga dos Campeões (12). Foi o homem do jogo na final da Liga dos Campeões e recebeu o MVP. Culminou uma temporada histórica, tornando-se um "recordman". Já nada surpreende, é bater recordes atrás de recordes. Mas atenção que pode haver mais vitórias a seguir.

Zidane com a sua suavidade, serenidade, com um sorriso permanente, sendo amável e educado desarma quem lhe faz frente ou não concorda.

Domesticou Ronaldo e fez-lhe ver que deveria descansar e jogar menos e isso resultou em pleno. Nunca vi Ronaldo em tão boa forma no final de uma época e isso é bom para os jogos da selecção que se avizinham.

Começo a acreditar que ainda vamos ter durante alguns anos, um Ronaldo decisivo, preponderante, não tão arrebatador, mas um concretizador e fundamental quando é preciso.

Fundador do Clube dos Pensadores

*escrevo ao abrigo do antigo AO

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.