Clube dos Pensadores

Joaquim Jorge
Joaquim Jorge Fundador do Clube dos Pensadores

Messi vs. Ronaldo

Messi, em recente entrevista à 947FMRadio da Argentina, colocou-se a si próprio e a Ronaldo por cima do seu top 5: Mbappé, Neymar, Hazard, Luis Suárez e Kun Agüero. Um gesto muito elegante e que a maioria dos adeptos do futebol estão de acordo. Não nos podemos esquecer que Messi tem uma boa relação com Neymar que esteve no Barcelona, Agüero colega da selecção, Suárez colega do Barcelona.

Quando se fala de Messi ou Ronaldo é muito difícil dizer quem é o melhor. Escrevi neste espaço uma crónica há uns anos atrás, que essa escolha depende dos gostos e preferências de cada um.

A rivalidade Ronaldo com Messi é boa para o futebol e adeptos em esgrimir o seu "preferido". Messi também nessa entrevista disse que, "era lindo ter Cristiano Ronaldo em LaLiga pelo prestígio que dava".  O campeonato espanhol perdeu com a saída de Ronaldo e ganhou para onde foi, o campeonato italiano.

Para mim, Cristiano Ronaldo é melhor, não só fisicamente, como em corrida, capacidade de elevação e remata com os dois pés. Mostrou que se impõe em qualquer clube. Ronaldo é um jogador completo, explosivo com uma personalidade e carácter de vencedor.

Leo Messi, contudo, é um prodígio com a bola nos pés e capacidade de arranjar espaços entre a defesa para finalizar ou executar o último passe. É um jogador de futebol de salão em futebol de campo. Não tem a força de remate de Ronaldo, mas remata em jeito e marca livres colocando a bola no buraco da agulha.

Messi jogou sempre no Barcelona desde as camadas jovens, nunca teve outro clube. Messi é um jogador em souplesse e parece uma enguia a contornar os seus adversários. O seu domínio de bola é o seu ponto forte.

Nesta discussão acalorada e apaixonante de quem é o melhor. Eu nessa referida crónica, para quem não quer tomar partido e não sabe responder arranjei uma fórmula - "Ronalmessi". Seria maravilhoso existir um jogador com as características de Ronaldo e Messi, seria único e inigualável, mas infelizmente não é possível. Por outro lado, penso que Messi e Ronaldo a jogarem na mesma equipa deveria ser fantástico e um prazer para os nossos olhos.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.