Joaquim Jorge

Joaquim Jorge Fundador do Clube dos Pensadores

Real Madrid e Mbappé

O Real Madrid, ao contratar Mbappé, pretende continuar a ser a melhor equipa de futebol do Mundo.

A nível interno, com a chegada de Mbappé, os outros clubes que pretendem ser campeões, como o Barcelona e o Atlético de Madrid, têm que se reforçar. O Barcelona prossegue a intenção de ter Nico Williams e Dani Olmo, já o Atlético de Madrid está interessado em reforçar-se com Julián Álvarez, Le Normand e Mikel Merino.

Um bom campeonato não passa só pelos bons jogadores, mas também que esse campeonato seja competitivo e se dispute até à última jornada sem se saber quem o pode vencer. Começar um campeonato e saber-se, à priori, quem o vai vencer não é bom. Isso acontece em França, com o PSG. O PSG, com maior ou menor sobressalto, é sempre campeão.

O Real Madrid tem que estar feliz, depois de avanços e recuos estava a ficar difícil contar com Mbappé. O Real Madrid com Mbappé torna-se melhor, mais competitivo, dá mais um passo à frente que os seus adversários, quer espanhóis, quer na Liga dos Campeões.

Mbappé, ao chegar a Madrid, mostrou humildade e estar com os pés bem assentes na terra. O Real Madrid já tem grandes vedetas como Vinícius, Rodrygo, Bellingham, Modric, etc.

É um bom jogador, mas não é o único. Mbappé tem que se adaptar à grandiosidade do Real Madrid, à sua maneira de ser em que não há desculpas para não vencer, por outro lado, o Real Madrid funciona como um bloco, Mbappé gosta de jogar pela esquerda e, quando aqui chegou, há outro grande jogador nessa posição que se chama Vinícius.

Tem a palavra Ancelotti, o artíficie de gerir balneário, jogadores e fazer com que esteja sempre em primeiro ligar o seu clube – Real Madrid.

O futebol tem potencial para mudar o Mundo, mas está muito longe disso, para isso teria que mudar o futebol. Começa logo porque o futebol continua a ser um espaço com somas milionárias, que não é exemplo para um cidadão normal, rege-se por leis e regras em que parece que vivem num mundo à parte, em que as federações têm mais poder que um governo.

Mbappé, nas eleições francesas, ao apelar ao voto contra os extremismos, em que pediu aos franceses para estarem do lado dos valores, como a tolerância e o respeito pela diversidade. Mostrou carácter, personalidade e sabe muito bem do que fala, pois na sua infância sentiu isso na pele.

Mbappé não se esqueceu das suas raízes africanas, o seu pai é camaronês e a sua mãe argelina.

Mbappé, para além de um grande jogador, mostrou ser uma grande pessoa com preocupações sociais e pela integração dos imigrantes franceses.

Escrevo ao abrigo do antigo AO

Deixe o seu comentário

Pub

Publicidade