Do castelo

José Pereira
José Pereira Presidente da ANTF

O futebol merece respeito

É comum verificar, com cada vez mais recorrência, um sem número de opiniões com muita autoridade, de vários profissionais que gravitam à volta deste fenómeno, acerca do que deveriam de ser as consitituições das equipas, a sua forma de jogar e mesmo as opções técnicas que os profissionais do treino adoptam. Muito mais apreensivo fico quando estas "opiniões" são proferidas por profissionais que desempenharam funções no treino, e/ou muito próximo.

De certo que alguns desses comentadores, por ventura, pensam que o Treinador comanda a sua respetiva equipa através de cordelinhos, onde manobra a seu belo prazer todas as movimentações dos seus elementos e até, quem sabe, as dos seus adversários. Acontece porém, que tratando-se dum jogo coletivo, como deveria ser do conhecimento geral, os atletas movimentam-se tendo em conta o objetivo da equipa, do setor, do subsetor e ainda individualmente para contribuírem para a perfeição, que sendo inatingível, não dispensa ninguém, muito menos os Treinadores e jogadores, e já agora dos comentadores, dum esforço diário para alcançar esse objetivo.

O trabalho efetuado diariamente nos clubes deveria merecer, da parte de quem observa e comenta, maior respeito pelos profissionais que tanto têm contribuído para o desenvolvimento do nosso futebol, quer a nível nacional quer a nível internacional. Não nos custa a aceitar, que nada no Mundo existe de tão perfeito ou tão errado, que não possa ser modificado, bem como aceitar que o futebol poderá não ser uma ciência exacta. O futebol é sim um jogo que deve ser aprovado e enriquecido por todas as ciências e por todos os métodos, inclusive de outras modalidades desportivas.

O futebol não é um desporto de elite, está disponível para todos, independentemente do tamanho, forma, cor ou credo. É um verdadeiro desporto democrata, que oferece valores educacionais, benefícios para a saúde, oportunidades sociais e desportivas. O futebol é um ótimo veículo para o desenvolvimento pessoal e desportivo. Merece respeito!

E o Treinador é a personagem mais solitária de toda a estrutura de um clube, sobretudo quando tem de gerir conflitos e, no entanto, está obrigado à generosidade, quando se trata de administrar os sucessos.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.