Do castelo

José Pereira
José Pereira Presidente da ANTF

Respeitar a diferença

Em reunião do Conselho de ministros foi aprovada a criação da autoridade para a prevenção e combate à violência no, ou do Desporto, por sugestão do Presidente da FPF, Dr. Fernando Gomes.

Nessa mesma reunião também foi aprovada a reformulação da Lei nº 40 de 28 de Agosto de 2012, que trata do regime de acesso e exercício da atividade de Treinador do desporto.
Relativamente a este último documento foi veiculado pela comunicação social, que tinham sido ouvidas as Associações de Treinadores, e foram. Contudo e acima de tudo importa é saber o que resultou dessas audições ou se as mesmas, como se diz na gíria, foi para inglês ver.

Temos consciência da dificuldade na elaboração dum documento que sirva todas as Associações de Treinadores, tão distintas são as respetivas modalidades. Não ignoramos que dentro dum vasto leque de Federações, cerca de 60 de U.P.D., desde as Atividades Subaquáticas, Aeromodelismo, Badminton, Aikido, Bilhar, Esgrima, entre outras, e Futebol/Futsal, existe um grande distanciamento que é indubitavelmente necessário distinguir e salvaguardar, para bem de todos.

Ora, em nossa opinião, reside aqui a indesmentivel diferença que é necessário respeitar. Sabemos que em Portugal, dos títulos profissionais de Treinador de Desporto, cerca de 50 por cento são dos treinadores inscritos na Federação Portuguesa de Futebol. Por isso, esta especialidade, pela sua especificidade. não pode estar sujeita às outras modalidades, por muito respeito que nos mereçam. E merecem.

É imprescindível, que os deputados tenham em consideração a certificação que é exigida pela convenção da UEFA aos Treinadores de Futebol que, por via disso, nos obriga a uma dupla certificação, a imposta pelo Estado Português e pela própria UEFA.

Sempre defendemos a nossa formação. Foi a própria ANTF, juntamente com a FPF, que impôs os quatro níveis, que ainda não existe nas restantes modalidades em Portugal, e por isso somos reconhecidos e aceites internacionalmente. Não é por isso legítimo que sejam criados obstáculos por termos andado adiantados relativamente às determinações impostas pelo estado.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.