Cartão branco

Luciano Gonçalves
Luciano Gonçalves Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol

Porquê?

Porquê? Por estes dias todos nós nos perguntamos por que não está nenhum Árbitro português no Mundial da Rússia. Ninguém terá ficado mais triste e desiludido do que nós, os verdadeiros apaixonados da arbitragem, mas infelizmente sim, é verdade, repete-se o sucedido em 2006.

Os nossos Árbitros e assistentes mereciam estar presentes, sem qualquer dúvida, pois temos dos melhores da Europa e do Mundo, mas inexplicavelmente, numa fase em que muitos estão a ser chamados para provas e jogos internacionais, no Mundial não conseguimos os mínimos. Muito podemos opinar, mas devemos acima de tudo assimilar e refletir. E não me refiro só à Arbitragem, mas a todos os que contribuíram para que não fosse possível vermos reconhecido a excelente qualidade dos nossos Árbitros.

Não se pode continuar a achincalhar a arbitragem portuguesa para depois aparecerem alguns donos da sabedoria a arranjar argumentos para o sucedido. O futebol não deveria ter entrado numa espiral de destruição onde semanalmente um dos seus principais agentes, o Árbitro, é denegrido. Os árbitros são um dos ramos dessa árvore chamada futebol. Se queremos colher frutos, temos de tratar a árvore como um todo e não apenas alguns dos seus ramos.

Iremos marcar presença enquanto VAR, não tenho dúvidas. Não será nenhum favor à arbitragem portuguesa, será sim, um justo reconhecimento do trabalho realizado em Portugal pelos nossos Árbitros no desempenho dessa função.

E já repararam que os Árbitros ingleses também ficaram fora do Mundial? Sim, aqueles a quem tanto se recorre para comparar e apontar como modelo. Será por falta de qualidade? Rejuvenescimento? Política desportiva? Fica a pergunta.

3
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.