Cartão branco

Luciano Gonçalves
Luciano Gonçalves Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol

A formar cidadãos

Começou ontem em Braga, e vai prolongar-se por todo o fim de semana, o 17.º Encontro Nacional do Jovem Árbitro, uma iniciativa anual da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) que muito nos orgulha. Durante estes dias, 110 jovens entre os 14 e os 18 anos, oriundos de 18 distritos, terão oportunidade de ouvir quem mais sabe sobre arbitragem, fazer exercícios práticos e lidar de perto com jogadores, treinadores e outros agentes ligados ao fenómeno do futebol.

Sabemos que muitos destes jovens, a maioria, não chegarão a ser árbitros de topo. As pedras pelo caminho são muitas, os sacrifícios que lhes são exigidos é imenso e ser árbitro não tem, aos olhos de grande parte da sociedade, o 'glamour' que é atribuído às estrelas do Desporto. Mas, mais do que formar árbitros, a intenção da APAF é contribuir para a formação de cidadãos, ajudando estes jovens a consolidarem dentro de si valores como o respeito pelo próximo e pelas regras de vida em sociedade. Só assim teremos um Desporto mais limpo e livre dos vícios que tanto o afetam agora.

Antes de terminar gostaria também de dedicar algumas linhas à recente polémica a envolver Cristiano Ronaldo. O comportamento do capitão da Seleção Nacional tem sido sempre exemplar, pelo que é difícil imaginar que possa ter cometido algum dos atos hediondos de que é acusado. Mas, independentemente das convicções de cada um, é fundamental que ninguém faça julgamentos sumários e na praça pública. É também uma questão de respeito pelos direitos de cada um de nós.

2
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.