Cartão branco

Luciano Gonçalves
Luciano Gonçalves Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol

Balanço da época

No passado domingo, quando o árbitro Tiago Martins apitou para o final da Taça de Portugal, terminou mais uma época desportiva a nível profissional. Felizmente, alguns dos intervenientes ainda vão estar em atividade, esperamos nós, até para lá das 18 horas do dia 15 de julho. Pode ser a Seleção Nacional, como podem ser Artur Soares Dias e Tiago Martins. A todos desejo as maiores felicidades!

Foram 289 dias de competição em Portugal. Para a arbitragem nacional, todos chegam ao fim de consciência tranquila. Houve uma enorme preparação antes da época começar, com treinos, estudo, testes, sem férias para alguns, mas com o objetivo claro que a época tivesse o seu início com o VAR. Naturalmente que as quase 80 decisões revertidas foram demonstrativas da sua mais-valia… Deu ainda para perceber que podemos retirar mais e melhores benefícios, que podemos e temos muito a melhorar.

Foi uma época em que os desempenhos foram melhorando a cada jornada, sinal do constante trabalho de toda a estrutura. E o CA tudo fez para que o principal foco dos árbitros fosse o desempenho, retirando-lhes a carga psicológica das classificações. Foram 6.936 horas de trabalho e dedicação à valorização da paixão de milhões de pessoas. Ao mesmo tempo, houve 1.368 horas de programas desportivos que, na maior parte do tempo, não mais fizeram do que afastar as pessoas do desporto, do futebol em particular.

É hora de dar os parabéns a quem atingiu os seus objetivos e pedir que, de 5 de agosto até 26 de maio de 2019, se dignifique o futebol português fora das quatro linhas como ele merece e se vivam os mais de 415 mil minutos de forma apaixonada e também exemplar.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.