Cartão branco

Luciano Gonçalves
Luciano Gonçalves Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol

Há VAR e AVAR!

Qualquer adepto de futebol ou da verdade desportiva não tem dúvida de que o vídeo-árbitro é uma mais-valia para o futebol e para o desporto em geral. A FPF teve a feliz iniciativa de apostar nesta tecnologia quando o nosso futebol estava a passar um dos momentos mais infelizes no que diz respeito à sua credibilidade. O intuito foi, e é, apostar na melhoria da qualidade do espetáculo/negócio, salvaguardando o mais possível a verdade desportiva que teimamos em colocar em causa, destruindo a ‘olho nu’ esse futebol que tanto amamos.

A arbitragem portuguesa preparou-se da melhor forma, tendo em conta o espaço temporal reduzido. Apesar de ter sido testada durante algum tempo, a tecnologia teve que ter uma vida efetiva precoce, alterando hábitos e formas de gestão nos árbitros, contando alguns deles com mais de 20 anos de carreira. Continua a ser um processo de aprendizagem e de crescimento, seja para as equipas de arbitragem, para o Conselho de Arbitragem ou mesmo para o IFAB, responsável pelo ajuste do protocolo à medida da sua evolução e exigência.

O VAR veio para ficar e a tecnologia será banal a curto prazo. Mas infelizmente o árbitro irá continuar a errar, da mesma forma que os jogadores erram, os treinadores tomam más opções ou os dirigentes fazem más contratações – e os jornalistas irão continuar a valorizar esses erros. Tudo fará sempre parte deste nosso desporto de paixões. Se qualquer um destes agentes errar por incompetência ou incapacidade, caberá aos sócios, aos conselhos de arbitragem e aos consumidores decidirem o seu futuro; se o fizerem intencionalmente, então a Justiça que os castigue severamente, pois queremos um futebol sem poeira, onde apenas os verdadeiros artistas tenham o protagonismo.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.