Cartão branco

Luciano Gonçalves
Luciano Gonçalves Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol

Merece?

Perguntaram-me esta semana se o futebol merece o espaço que tem na comunicação social. Uma pergunta fácil mas de resposta difícil. O futebol, assim como qualquer outra atividade, só tem a importância que lhe queremos dar. Mas com a importância que o futebol tem para milhões de adeptos, é natural que tenha cada vez mais espaço mediático. Infelizmente, esse precioso espaço, difícil de alcançar para tantos, é utilizado para promover o ódio e o fanatismo em vez de servir para valorizar as conquistas dentro das quatro linhas. Quando entramos neste caminho só posso afirmar que não, não merece.

É mais fácil a um jovem saber quem foi o jogador que marcou o golo que nos enlouqueceu na final do último Europeu do que saber quem é o ministro da Educação, mesmo que este seja o governante que é detentor de uma pasta decisiva para o futuro desse jovem. Para a maioria dos mais jovens só a temática do futebol importa, deixando de lado a atualidade que o rodeia ou temas como sociedade, cultura ou economia. É algo que vai de geração em geração. Encontramos por vezes pais que podem não saber onde ou quando o seu filho nasceu mas uma coisa é certa... sabem de certeza onde Eusébio jogou.

Somos nós, os apaixonados por futebol, que lhe damos esta importância. Se a merece? Cada um pode responder pela importância que lhe dá. Mas se nos faz felizes, se nos enche o coração, seja qual for a função que desempenhamos, por que não? Podemos ser felizes com o futebol sem o tornar doentio. Precisamos de alegrias e paz, mas acima de tudo precisamos de respeito por nós e pelos outros. Em relação à classe que orgulhosamente represento é do que mais falta sinto.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais