Cartão branco

Luciano Gonçalves
Luciano Gonçalves Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol

Para acabar com as dúvidas

O Campeonato do Mundo 2018 está prestes a começar e poderá representar uma revolução no que diz respeito à arbitragem. É certo que o vídeo-árbitro já foi usado em diversas competições – entre as quais as portuguesas –, mas subsistem as dúvidas, ao ponto de uma instituição com o peso e a força da UEFA continuar a rejeitar a sua introdução nas provas que organiza, como a Liga dos Campeões ou o Campeonato da Europa.

A FIFA, pela voz do seu presidente, Gianni Infantino, tem sido uma das grandes locomotivas do VAR. Por isso, é de acreditar que tudo está a ser feito para que o Mundial deste ano seja um sucesso pleno ao nível de arbitragem – por exemplo, foi melhorada a tecnologia nas linhas de fora de jogo. Esse é o caminho para acabar de vez com as dúvidas sobre um sistema que só não mostrou a sua utilidade a quem não o quer ver.

É natural que, pela novidade, e por haver ainda muitos árbitros que nunca contactaram com o sistema, possam surgir erros. E, infelizmente, falar-se-á mais deles do que dos inúmeros lances ilegais que forem corrigidos, repondo assim a verdade e a justiça ao Mundial. Faz parte da natureza humana esta tendência para falar mal.

Quanto a nós, que estaremos representados pelo Artur Soares Dias e pelo Tiago Martins, teremos mais uma oportunidade de mostrar ao Mundo que estamos na linha da frente naquilo que já é o presente do futebol. Um motivo de orgulho para todos os que gostam e respeitam o futebol.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0