Cartão branco

Luciano Gonçalves
Luciano Gonçalves Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol

Pena de quem desceu tanto

Bastou a bola começar a rolar e lá começaram os primeiros 'tiros nos pés'. É difícil para qualquer adepto tentar perceber o que move algumas personagens que gravitam em redor do futebol e que teimam em destruí-lo. É difícil explicar aos jovens de hoje que algumas das personagens que estão a destruir o futebol com mentiras foram em tempos ídolos, campeões, referências nas mais diversas áreas, incluindo a arbitragem. Hoje em dia desceram tão baixo, fazendo fretes, cumprindo estratégias, mas acima de tudo descredibilizando aquilo que foi em tempos o seu sustento de vida.

Sem o mínimo de respeito por eles e pelos outros, põem tudo em causa, levantando suspeições, criando mentiras, valorizando tudo menos o que realmente interessa, aproveitando espaços de comunicação sedentos de conteúdos e histórias, sejam elas mentiras ou verdades. Necessidade ao que obrigas… mas não pode valer tudo para se sobreviver.

Podem e devem ganhar a vida contribuindo com a sabedoria, a experiência, criticando de forma construtiva, sem fazer fretes ou levantar suspeições. Construam, ajudem a alimentar aquilo que em tempos vos deu o protagonismo que têm hoje como comentadores desportivos.

Bem basta a estratégia baixa de recorrer às redes sociais para criar pressão a todos os níveis. Infelizmente, enquanto em Portugal se utilizam as redes sociais para destruir o futebol, não faltam exemplos por toda a Europa de clubes que as utilizam para anunciar craques de forma original e criativa, aumentando a ligação aos adeptos. Como se diz na minha aldeia: "Ovelhas não são para mato."

Nota: Felizmente temos excelentes comentadores desportivos ex-árbitros, ex-jogadores, ex-treinadores, bons jornalistas que contribuem positivamente para a construção de um futebol melhor, e a estes tiro o chapéu por não deixarem que as máquinas vos condicionem. Aos restantes, que são um número reduzido, deixo apenas uma palavra: PENA,
pois o vosso passado não merecia este presente.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.