Cartão branco

Luciano Gonçalves
Luciano Gonçalves Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol

Repugnante suspeição

Há alguns dias, alguém da nossa praça dizia que "o futebol português vive num lamaçal". O que devia ser uma escola de virtudes e uma indústria que valoriza o nosso país em termos de notoriedade, transformou-se num verdadeiro campo minado, fora das quatro linhas, onde vale tudo para ganhar.

Vários jogadores estão a sofrer na pele as consequências de verem o seu nome na praça pública envolto numa repugnante suspeição, criada e lançada com segundas intenções, mas nenhuma delas para valorizar o NOSSO futebol.

Como já várias vezes defendi, se existe algum agente que tem comportamentos incorretos e desviantes, deve ser condenado pelas instâncias devidas e em sede própria. Pois nenhum ser humano tem o direito de acusar ou condenar alguém sem prova concreta.

Estas denúncias acabam por colocar os futebolistas na pele do que tem sido a vida dos árbitros há largas décadas. Pois não convém esquecer que, para os mais fanáticos e fundamentalistas, nenhum árbitro é sério, qualquer decisão que tome - e nem precisa de ser uma decisão errada – foi tomada por estar ao serviço da equipa adversária. A hipótese de simplesmente se ter enganado, ou sido enganado, nem sequer é colocada.

Jogadores, treinadores e árbitros estão do mesmo lado neste ‘guerra’. Porque são homens, homens que sentem de uma forma diferente. E se há dor que sentimos é aquela quando o nosso trabalho e a nossa honestidade são postos em causa, mesmo quando sabemos que demos o nosso melhor. Só me resta aceitar e lamentar se é este o caminho que querem para o nosso futebol, pois envolto em suspeitas e transformado numa verdadeira farsa, existe melhor conteúdo na nossa televisão... as telenovelas.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.