Números da Liga

Luís Avelãs
Luís Avelãs Jornalista

Benfica continua a marcar

Fazer golos é a essência do futebol. E se concretizar em todos os jogos não é, por si só, garantia de vitória (ou empate), a verdade é que quem marca... está mais perto de ganhar.

Vem isto a propósito do facto de o Benfica, após a realização das primeiras três jornadas, continuar a exibir a tendência verificada na temporada passada: marcar em na grande maioria dos jogos. Contas feitas, a sequência vai em 24 partidas, embora uma análise menos pormenorizada possa levar a pensar que são 29, já que a última vez que as águias não acertaram na baliza contrária foi na 7.ª ronda da época anterior. Contudo, esse jogo, na Madeira, diante do União, foi disputado entre as rondas 13 e 14, mais concretamente a 15 de dezembro de 2015.

Para além do Benfica, mais cinco clubes fizeram golos nas três rondas já realizadas esta época: Sporting, FC Porto, Rio Ave, Sp. Braga e V. Setúbal. Os leões, líderes da classificação só com triunfos, também já tinham acabado a liga anterior em bom estilo, faturando nas últimas nove rondas (só vitórias). O problema é que na última vez que ficaram em branco – derrota caseira com o Benfica, a 5 de março – a liderança da prova passou para o rival e o título acabou mesmo por escapar. Ainda assim, a equipa de Alvalade vai em 12 embates seguidos a marcar.

Na terceira posição deste ranking segue o FC Porto, com 8 encontros consecutivos a festejar golos. A última vez que não o fez foi a 10 de abril, na derrota (0-1) em Paços de Ferreira.

O Rio Ave apresenta dados equilibrados: marcou nas primeiras três rondas da nova época, da mesma forma que o conseguiu nas três últimas da temporada 2015/16.

Já o Sp. Braga e o V. Setúbal estão ‘unidos’ nesta contabilidade: macaram sempre nesta edição e ‘jejuaram’ nas derradeiras duas jornadas da época passada.

Acrescente-se ainda que os 18 participantes na Liga já marcaram e sofreram golos. A época passada, após três rondas, o cenário era o mesmo: ninguém tinha só zeros aatacar ou a defender.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0