Números da Liga

Luís Avelãs
Luís Avelãs Jornalista

Benfica 'foge' às faltas

Na mesma jornada em que passou a comandar a prova e a possuir o ataque mais concretizador (11 golos), o Benfica tornou-se também a equipa que menos faltas provoca (62). Sim, é estranho constatar que o líder da competição – também a formação que maior número de remates soma (89) – seja o conjunto que menos infrações sofreu até ao momento . Mas é esta a realidade após cinco jornadas.

Entre os cinco primeiros na classificação – Benfica, Sporting, FC Porto, Sp. Braga e Rio Ave – somente os vila-condenses surgem no top 5 das equipas com maior número de faltas provocadas, mais concretamente no segundo posto. Com 88 infrações sofridas, a formação comandada por Capucho apenas encaixou menos uma falta que o V. Setúbal, a equipa mais castigada neste arranque de temporada.

Mas, se o Benfica apresenta uma improvável média de 12,4 faltas sofridas por encontro, não deixa de ser curioso que, no que se refere aos cartões provocados, a situação seja bastante distinta. As águias fazem parte do rol de segundos colocados – juntamente com Boavista e Belenenses – neste ranking, tendo já conseguido ‘amarelar’ 16 opositores. Só o V. Setúbal, com 17, causa mais mossa nos adversários.

Olhando para os dados, percebe-se que os sadinos sejam os maiores especialistas em provocar cartões, pois são também a equipa que sofre mais faltas. Contudo, contas feitas, a equipa de José Couceiro precisa de 5,24 faltas para ver um adversário ser admoestado com um cartão.

Por seu lado, ao Benfica bastam 3,88 infrações para que os opositores sejam castigados. É caso para dizer que os encarnados começam por ‘fugir’
bem às faltas alheias, mas quando os árbitros apitam para assinalar carga à margem
da lei existe uma grande probabilidade (superior a 25% nesta altura) de a sanção ser pesada: falta e cartão. As equipas com os valores mais perto das águias são Belenenses (4, 06) e Chaves (5,14).

No lado oposto encontra-se o Estoril. Até agora a equipa canarinha precisa de sofrer 14,2 faltas para que os adversários sejam punidos com cartões.

Sabia que...

Esta jornada registou o recorde de remates? Em conjunto, as 18 equipas ‘dispararam’ 233 vezes, mais 33 que na ronda 2.

Disciplinarmente a 5.ª jornada foi um sucesso? Foram assinaladas apenas 256 faltas (o mínimo estava em 259) e exibidos 33 cartões (contra 34).

Pela primeira vez na época não houve penáltis? A última vez que ist o tinha sucedido foi na jornada 20 da temporada passada, o que equivale a dizer que foram marcados penáltis durante 18 rondas seguidas. Na época 2015/16 existiram três jornadas sem penáltis.
 
Para além de ainda não ter perdido, o Chaves também possui a melhor defesa da Liga? Regressada ao escalão principal esta época, a formação flaviense surge lado a lado com dois candidatos ao título em itens bastante interessantes: não tem derrotas, como o Benfica, e só sofreu três golos, como o FC Porto. Quem diria?

2
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.