Números da Liga

Luís Avelãs
Luís Avelãs Jornalista

Defesa do leão está a abanar

Ninguém esperava que o líder Sporting tropeçasse, em casa, diante do 'lanterna' Tondela, mas o futebol é fértil em surpresas. É evidente que o facto de os leões terem ficado em inferioridade numérica ainda na 1.ª parte muito terá contribuído para o deslize que - ao invés do sucedido com o FC Porto - foi devidamente aproveitado pelo Benfica. Mas, para além dessa evidência, importa destacar que, tal como na jornada anterior com o Sp. Braga, os comandados de Jorge Jesus voltaram a sofrer dois golos. Esta súbita fragilidade defensiva é uma novidade que, claro, deve preocupar os leões, pois se é justo dizer que os encontros se vencem marcando mais que os opositores, também se ganham sofrendo menos...

Durante 16 jornadas, o Sporting nunca viu a sua baliza ser violada mais do que uma vez. É verdade que a competição arrancou com o conjunto verde e branco a permitir remates certeiros aos adversários nas primeiras quatro rondas (o que custou um empate caseiro com o P. Ferreira), mas nem um emblema teve a capacidade de festejar pelo menos duas vezes contra o Sporting. Pois bem, agora, em dois jogos seguidos - e com a particularidade de ambos terem sido em Alvalade -, a situação alterou-se. E com issofugiram 2 pontos. E contra o Sp. Braga só não 'voaram' mais porque o inevitável Slimani, aos 90 minutos, resolveu o problema.

Recorde-se ainda que nestes dois últimos compromissos, o Sporting viu o opositor adiantar-se no marcador. É verdade que a equipa teve força suficiente para dar a volta, mas contra os beirões houve mesmo consequências. Certo é que os leões sofreram nas derradeiras duas partidas tantos golos (4) como nos 13 jogos anteriores, fase em que desperdiçaram só 5 pontos (empate no Bessa e derrota contra o União) e onde construiram a vantagem pontual que ainda vale a liderança. Mas, segue-se a ida a P. Ferreira, equipa que já empatou em Alvalade...

Sabia que...
  • A jornada 18 foi a mais 'avermelhada' da temporada? Foram 9 expulsões, marca que ultrapassa o anterior máximo (8), registado na ronda 8. O Marítimo foi o clube que mais contribuiu com três jogadores castigados. Nenhuma equipa tinha tido tantas expulsões numa só partida. Mas o total dos insulares já vai em...15!
  • O Benfica continua fiel a uma estranha coincidência? Os encarnados ganharam todos os jogos em que marcaram golos. E só uma vez, em Guimarães, apontaram um golo. De resto, em cada triunfo, um mínimo de dois remates certeiros.
  • O Boavista marcou num só jogo tantos golos (4) como nos últimos 12? A goleada caseira ao V. Setúbal, permitiu ainda a Sánchez somar a sua primeira vitória como técnico dos axadrezados.
  • Ivo Vieira protagonizou a 8.ª chicotada da época? A derrota contra o vizinho União foi fatal.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.