Números da Liga

Luís Avelãs
Luís Avelãs Jornalista

'Ditadura' dos mais fortes começa a fazer-se sentir

FC Porto, Benfica e Sporting ocupam as três primeiras posições da classificação, seguem de olhos postos na conquista do título e, nesta fase, já tomaram de assalto a liderança dos principais rankings ofensivos (remates tentados e cantos conquistados). A exceção está no total de golos apontados, pois o Sp. Braga (49) apresenta mais um que o Sporting e é terceiro nessa tabela, atrás de FC Porto (66) e Benfica (62).

Mas, convenhamos, constitui isto uma grande novidade? Não, de todo. Apenas e só é a confirmação da tradicional realidade do futebol nacional, com os três grandes a ocuparem um patamar bem distinto dos outros emblemas. Nunca é de mais recordar, aliás, que somente Belenenses e Boavista – uma escassa vez cada – conseguiram ser campeões fora do trio habitual. Por outras palavras, o domínio dos três grandes é tremendo no que às vitórias diz respeito, mas também se analisarmos muitas das estatísticas de cariz atacante. Nesse sentido, nos últimos anos, ninguém rematou mais que os grandes. Nos cantos, de vez a vez (Nacional a época passada e P. Ferreira em 2013/14), é que surgem ‘outsiders’ no trio da frente.

Esta temporada – e depois de algumas oscilações durante várias jornadas, nomeadamente com o posicionamento do Sporting fora dos três primeiros –, os grandes já estão nos seus lugares... bem lá em cima.

E se é verdade que a liderança pertence a dragões (remates) e águias (cantos), não deixa de ser curioso que os leões – sendo terceiros em ambas as listas – possuem máximos de jogo (29 ‘tiros’ e 16 cantos) superiores aos rivais.

Olhando para a parte de baixo das classificações, realce para o facto de o Marítimo surpreender pela negativa. Os insulares seguem em oitavo na geral, mas são pouco ofensivos, pelo que se entende terem escassos 21 golos, apenas à frente de Feirense (20) e Moreirense (18).

SABIA QUE...

A 24.ª jornada teve... 24 golos? É uma mera coincidência, mas a verdade é que esta foi a quinta vez que se verificou este pecúlio. O mesmo aconteceu nas rondas 1, 5, 6 e 8.

O Marítimo estabeleceu um novo máximo esta época? Na vitória caseira perante o V. Guimarães (3-2), os insulares conseguiram, pela primeira vez, três golos. Para se ter uma melhor ideia dos problemas ofensivos dos madeirenses esta temporada, 3 golos foram exatamente os mesmos que haviam logrado no somatório das nove partidas anteriores!

O Feirense apresenta a pior sequência de resultados da prova? São cinco derrotas consecutivas, registo que contribuiu para que a formação de Santa Maria da Feira esteja em lugar de descida de divisão.

O Sporting foi a quinta equipa a ter duas expulsões num jogo? Antes, o mesmo sucedera com V. Guimarães (2.ª jornada), Tondela (8.ª), Rio Ave (9.ª) e Portimonense (18.ª).

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais