Números da Liga

Luís Avelãs
Luís Avelãs Jornalista

Dragão que 'queima' pouco

Muito se tem falado do Benfica não ter uma única expulsão na atual edição da Liga. Tendo em conta que já se realizaram 30 jornadas, o registo é, de facto, pouco comum. No entanto, se ver o comandante sem vermelhos causa admiração, muito provavelmente foi mais estranho constatar que o União da Madeira – equipa que luta pela permanência –conseguiu passar pelas primeiras 27 rondas igualmente sem jogadores expulsos. Curiosamente, nos últimos três jogos somou duas...

Mas, se olharmos para os cartões vermelhos de outro ângulo – para concluir quem tem provocado mais expulsões – encontramos um dado ainda mais inesperado. Com efeito, para além de constatarmos que não são os três grandes quem mais consegue deixar os opositores em inferioridade (estão fora da primeira metade dessa tabela liderada pelo Sp. Braga e onde Académica e Arouca também surgem em destaque), ficamos a saber ainda que a única equipa que não atuou um só minuto com homens a mais é... o FC Porto.

A época portista tem sido atípica , ao ponto de já ter mudado de treinador e de se encontrar fora da corrida do título desde há muito. No entanto, poucos arriscariam dizer que seriam os azuis e brancos os únicos a não conseguir provocar uma expulsão aos adversários em 30 jogos, 2.700 minutos ou... 45 horas de futebol!

Mas, se acrescentarmos que pese o mau desempenho a nível global, o FC Porto é, de momento, o emblema com mais remates (478) e cantos (244) na competição, então ainda parece mais estranho que, passando tanto tempo a atacar, não consiga ‘expulsar’ ninguém.

A explicação reside no facto de os dragões serem a terceira equipa com menos faltas provocadas (438). Só Moreirense (389) e Estoril (421) têm obrigado os opositores a cometer menos infrações. E é por aí que aparece a dificuldade em carregar os adversários com amarelos, primeiro, e vermelhos depois.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.