Números da Liga

Luís Avelãs
Luís Avelãs Jornalista

Nacional em sério risco de perder estatuto alcançado

Quando ainda faltam 13 jornadas (39 pontos em disputa para todos os clubes) até ao final da época, o Nacional está longe de ter a sua sorte decidida. No entanto, apesar de seguir a apenas quatro pontos dos lugares da salvação, a verdade é que os insulares ocupam o penúltimo posto da classificação – em igualdade com o lanterna-vermelha Tondela – e, pela primeira vez em 15 anos, veem-se verdadeiramente envolvidos na luta pela permanência entre os grandes do futebol nacional.

A cumprir a 18.ª temporada no escalão principal, onde regressaram em 2002/03 após a descida registada em 1990/91, os madeirenses pareciam já ter estabilizado em definitivo na Liga, e até já eram vistos como crónicos candidatos aos lugares europeus. Contudo, os sinais preocupantes registados na época anterior já indiciavam alguma quebra. Depois, a saída de elementos como Gottardi, João e Luís Aurélio, Zainadine, Soares e mais recentemente Aly Ghazal e Rui Silva afetaram o rendimento da equipa que começou 2016/17 sob a batuta de Manuel Machado e agora está com Jokanovic ao leme.

O Nacional nunca esteve tão mal colocado à passagem da 21.ª ronda. Nem sequer em 1990/91, quando acabou por descer. Nessa época seguia em nono... antes de se afundar no vigésimo (e último) posto. Uma só vitória nas derradeiras 15 jornadas (8 pontos) não é um bom indício para os insulares que, ainda por cima, só fizeram dois golos nos últimos sete encontros. A recuperação ainda é possível? Sim, claro, mas a margem de erro é cada vez menor, já que todos os pontos podem ser decisivos. Acertar o passo no dérbi que aí vem é a meta imediata...

SABIA QUE...

Esta foi a sexta vez que houve 18 golos? O mesmo saldo já se tinha verificado nas rondas 1, 8, 11, 15 e 19. Curiosamente, a média de remates certeiros vai em 20,85 por jornada.

O Sporting vai em seis rondas seguidas a sofrer golos? Só Estoril (10) e Arouca (9)possuem sequências maiores. De resto, os leões sofreram 11 golos nesses seis encontros. Tantos quanto o FC Porto... em toda a competição!

O número de cantos da jornada 21 foi exatamente o mesmo da 20? Em ambas foram contabilizados 96. Nas três últimas jornadas todas as equipas foram castigadas com cartões? Antes, só tínhamos tido outras três rondas (11, 12 e 16) com sanções para os 18 participantes.

O FC Porto fez um mínimo de dois golos nos últimos cinco jogos? Os dragões somaram 13 ‘tiros’ certeiros nesse período e ganharam todos as partidas.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.